terça-feira, 23 de julho de 2013

Diferenças Papel/Tela

Contém Spoiler
Contém Spoiler
Contém Spoiler
Contém Spoiler
Contém Spoiler
Contém Spoiler
Contém Spoiler
Contém Spoiler
Contém Spoiler


Jogos Vorazes

 



Para começar a seção Diferenças Papel/Tela vou usar o meu filme favorito. Muitos fãs já conhecem bem essas diferenças e é justamente a eles que peço que me avisem se em algum momento eu me equivocar.
   "Oque é o Diferenças Papel/Tela?" você talvez esteja se perguntando.... 
é um post especial onde coloco 10 diferenças da história de um livro com a história do filme baseado nesse livro.

1° - Haymitch Abernathy


No livro - Aparece pela primeira vez no palco em frente ao edifício da justiça na hora da colheita, cai de bêbado inclusive, junto da família  do prefeito do Distrito 12
No filme - Aparece pela primeira vez já no trem a caminho da Capital.

2° - O tordo


No livro - Ela ganha o broche da filha do prefeito, Madge, quando ela vai se despedir dela, no filme ela nem sequer existe.
No filme - Ela ganha o broche de uma vendedora no prego e o dá a sua irmã dizendo que iria protegê-la (não preciso falar que não funciona muito bem né) e a Prim devolve pra ela antes que ela seja mandada para a capital.

3° - Avox


No livro - Durante o jantar, Katniss reconhece uma das avox que a está servindo e meio que vira sua amiga, não preciso especificar como ela conhece a dita cuja, e Peeta a salva de um tremendo fora, pois esse post é só para apontar as diferenças entre o livro e a versão cinematográfica.
No filme - Eles realmente aparecem no filme, são aqueles criados silenciosos vestidos de vermelho na capital, se você leu o livro deve ter associado quando viu o filme, se você não o leu o livro nem devia estar lendo isso porque vai tirar toda a graça.

4°- Morte dos tributos


  As mortes de todos os tributos são praticamente iguais, tanto no papel quanto na tela, a diferença é que, no livro, quando um tributo morre é retirado da arena por um aerodeslizador já no filme eles continuam onde caíam.

5°- Alucinações


No livro - Depois de descer da árvore onde estava e ter levado algumas picadas de teleguiadas, Katniss resolve pegar o arco e as flechas de Glimmer (na verdade ela já pretendia isso desde que viu que o arco e as flechas estavam com ela) que morreu por causa das teleguiadas que ela derrubou, usa uma pedra para quebrar os seus dedos e liberar o arco que, segundo ela vê, está coberto por uma gosma verde que escorre das ferroadas da Glimmer, e quando Peeta aparece mandando-a fugir ele está brilhando com uma luz esverdeada.
No filme - Depois de descer da árvore onde estava e ter levado algumas picadas de teleguiadas, Katniss começa a ver tudo girando, piscando, se aproximando e se afastando, dobrado e triplicado e até vê Caesar Flickerman na arena explicando o que o veneno de uma teleguiada pode fazer.

6°-Encontro com Rue na arena


No livro - Katniss arranca os ferrões depois de ser picada pelas teleguiadas mas mesmo assim desmaia, enquanto dorme tem os mais variados sonhos (e no filme só mostra um deles). Quando acorda toma um banho, lava suas roupas, caça e cozinha os.... esquilos, se bem me lembro....que pegou e só então encontra Rue que só então pega as ditas folhas, mastiga-as e as coloca sobre as ferroadas, comentando inclisive que Katniss tinha sido esperta em retirar os ferrões.
No filme - Depois de ser picada por algumas teleguiadas e desmaiar por dois dias, Katniss acorda com folhas sobre os locais onde foi picada, mais tarde enquanto comem, Rue explica que ela ficou desmaiada por dois dias e que ela, Rue, trocou as folhas duas vezes.

7°-Morte da Rue e do Marvel


No livro - Marvel finca a lança no estômago de Rue que está presa na rede aos seus pés, antes mesmo que ele possa puxar a lança de volta Katniss o atinge no pescoço com uma flecha que ele mesmo retira antes de cair morto, e só então ela vai até sua pequena aliada e fica com ela até sua morte. Quando volta ao local onde estavam acampadas, Katniss recebe um pão do Distrito 11, o da Rue, e murmura "obrigada Distrito 11".
No filme - Katniss tira Rue da rede mas Marvel atira a lança e acerta o estômago de Rue, antes mesmo de ver isso, Katniss o atinge no peito com uma flecha e ele cai morto na mesma hora. Quando está saindo do local ela faz o gesto de levar três dedos a boca e elevá-los acima da cabeça.
7.1 - Tanto no livro quanto no filme ela rodeia Rue com flores.

8°-Katniss e Peeta - Muita treta


No livro - Katniss não quer muita conversa com Peeta no começo, embora se lembre do episódio do pão, pelo motivo óbvio de que talvez tenha que talvez tenha que matá-lo mais tarde.
  Depois que saem da caverna, Katniss reclama que Peeta faz muito barulho ao andar pela floresta e depois que ele colhe as amoras cadeado, eles brigam porque o queijo está comido e ela pensa que ele comeu enquanto ela caçava, mas depois descobrem que quem comeu foi a cara de raposa.
  Na caverna, quando o ágape é anunciado, Katniss nega que pretende ir mas Peeta sabe que ela está mentindo e Katniss precisa usar um sonífero, outra dádiva dos patrocinadores, para fazê-lo dormir e ir até a cornucópia.
  No trem, de volta para casa, Peeta descobre que Katniss estava apenas fingindo estar apaixonada por ele e fica furioso, ao mesmo tempo que Katniss também fica surpresa ao descobrir que ele não estava fingindo, ao contrário do que ela pensava.
  No filme - Katniss não quer muita conversa, nem amizade ou mesmo simpatia com Peeta e fica tendo fragmentos de flashbacks que só mais tarde ficamos sabendo se tratar do episódio do pão.
  Quando eles saem da caverna, com Peeta praticamente recuperado, eles falam brevemente sobre os tributos ainda vivos (no livro eles se aprofundam bastante nesse assunto) e se permitem até brincar um pouco "me dá o arco" "o.O" "hehe é brincadeira" e quando ela ouve o canhão ela vai desesperadamente atrás dele e chaga a chorar de emoção quando o encontra bem.
  Na caverna, quando o ágape é anunciado, Katniss decide ir atrás do remédio para a perna do Peeta, mas ele (acha que) a convence do contrário, e ela vai enquanto ele dorme.
  No trem, de volta para casa, Peeta pergunta a Katniss como será a relação deles daí em diante e ela diz que talvez seja melhor esquecer, ao passo que ele diz que não quer esquecer.

9°- Cato e bestantes


No livro - Peeta e Katniss já não estão na floresta e sim na clareira da cornucópia quando veem Cato saindo da floresta desarmado e desesperado,  quando Katniss atira uma flecha em seu peito ela cai no chão sem causar nenhum dano a ele, Peeta então percebe que ele está usando uma armadura. Cato então passa correndo por eles e sobe na cornucópia e então eles veem os bestantes, 21 deles, que parecem terem sido criados a partir do corpo dos tributos mortos, enquanto eles sobem na cornucópia para ficarem fora do alcance dos lobos humanoides um deles finca suas garras na perna do Peeta que depois de, com algum custo, se livrar dele tem uma grande ferida na perna que está sangrando muito e Katniss precisa fazer um torniquete usando sua jaqueta e uma flecha que depois ela tira para flechar a cabeça do Cato que está sendo massacrado pelos bestantes.
No filme - Katniss e Peeta são atacados pelos bestantes dentro da floresta e sobem na cornucópia para fugir deles e lá em cima são surpreendidos por Cato, que tá bem acabadinho diga-se de passagem, que segura Peeta pelo pescoço e faz um pequeno desabafo antes de ser derrubado lá de cima e morrer pela flechada de Katniss.

10°- Sequelas


No livro - Devido ao torniquete, e principalmente ao péssimo estado que os bestantes deixaram sua perna, Peeta acaba tendo a perna amputada e passa a usar prótese.
  Quando explode pirâmide de comida dos carreiristas, Katniss acaba surda de um ouvido, que depois é reconstruído pela Capital mas não volta a ser 100%.
No filme - Eles saem da arena um pouco machucados mas logo são tratados e ficam bem novamente e assim ficarão até 15 de novembro (dia da estréia da sequência).

   Bem, é isso galera, espero que tenham gostado.... comentem se perceberem que me equivoquei em algum momento... votem pra decidir qual será o próximo Diferenças Papel/Tela...

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...