quarta-feira, 29 de outubro de 2014

[Opinião] Malícia - Chris Wooding #98


Editora: Geração Editorial

N° de Páginas: 427

Citação:

As pessoas tratavam umas às outras como lixo; a atmosfera sendo envenenada e ninguém fazia nada a respeito; centenas e milhares eram assassinados enquanto  os governos assistiam sem fazer nada; a comunicação era tão fácil que ninguém se comunicava mais."

Sinopse:
  "JAKE GIGANTE, ME LEVE EMBORA..."
  Todo mundo já ouviu esse boato. Chame Jake Gigante e ele levará você para Malícia, um mundo que existe dentro de uma aterrorizante história em quadrinhos, de onde os garotos nunca saem.
  Seth e Kady acham que isso não passa de uma lenda absurda. Mas quando o amigo deles desaparece, os boatos de repente deixam de parecer tão absurdos...

Opinião:
  Antes de qualquer coisa eu preciso dizer que esse foi o primeiro livro da editora que vi, e me surpreendi com a qualidade do material usado, o livro é lindo, com folhas grossas, capa forte, ilustrada na parte de dentro e letras de um tamanho agradável... infelizmente a tradução e revisão foram bem desleixadas, é a primeira edição, o que torna razoavelmente justificável alguns erros, mas durante a leitura tive que reler diversas vezes uma ou outra frase para conseguir reorganizar as palavras e entender o sentido do diálogo (estranhamente isso aconteceu com muito mais frequência nos diálogos. Eu não sou muito entendido de outras línguas nem nada mas até eu pude notar erros absurdos da tradução, como em um diálogo onde um carinha pergunta se está tendo um pesadelo e o outro responde simplesmente "somos" todo mundo sabe que os verbos "ser" e "estar" são a mesma palavra em inglês, custava examinar o contexto na hora de traduzir?
  Mas vamos a história: Existe uma lenda urbana sobre uma revista em quadrinhos chamada Malícia, onde, aparentemente, o desenhista usa fotos de crianças desaparecidas como modelos para os personagens das histórias, são histórias de terror, que mostram crianças e adolescentes lutando pela vida, sem mostrar como chegaram àquele momento e diversas vezes pulando para outra história sem mostrar que fim levou o personagem anterior, o boato era que se você fizesse um ritual (colocar em uma tigela em determinada ordem um monte de objetos aparentemente aleatórios, colocar fogo neles e, antes do fogo se apagar, falar seis vezes "Jake Gigante, venha me buscar") Jake Gigante te levaria para Malícia, onde você lutaria por sua vida, apareceria nas páginas dos quadrinhos e se algum dia conseguisse voltar não se lembraria de nada...
  No começo da história vemos quão perturbadas algumas pessoas que leram a dita revista ficam, e toda a agonia psicológica pela qual passam antes de serem levadas por Jake Gigante, mas vemos também a sede de aventura presente nos jovens, a busca por algo além da monótona rotina que levam, um lugar onde a maldade existe e é maioria, mas onde ninguém a ignora se torna mais chamativa do que um mundo que está se destruindo e todo mundo finge que está tudo bem.
  O livro é o primeiro de uma série... procurei no Skoob mas não encontrei o segundo volume... que alguma coisa me diz que terá a capa amarela (eu tenho esses insights meio doidos sobre capas de livros que ainda não foram lançados).
  É um livro voltado para o público infanto juvenil, mas o autor colocou bastante morte na história,outra coisa bacana é que algumas partes da história é no formato de história em quadrinhos, o que é muito conveniente considerando a história.
  É um livro muito bacana e bem escrito, tirei uma estrela pela revisão e tradução meio capengas, mas apesar disso vale a pena ser lido.

18 comentários:

  1. "somos" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri!

    eu curti o livro e fiquei até com vontade de experimentar o "jake gigante, venha me buscar"!!! sério que a tradução do livro está uma coisa doida? dá até desanimo. kkkk - mas a história parece ótima e o seu insight melhor ainda. rsrs
    abraço!

    gabryel fellipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fazer o ritual também carinha... acho que é um galho, um emaranhado de pelos de gato, uma lágrima e tem mais uns troços que não lembro, a história é bem divertida sim, se tiver a oportunidade vai fundo, depois me conta o que achou ;)

      Excluir
  2. Oi Rudi!
    Acho fantástico historias assim! Já imagino que poderia virar filme! euhuehue

    P.S : Pra ti provar que eu penso em ti, fora da blogosfera uahsuhaus Eu vi o trailer estendido dos Vingadores hoje de manhã e lembrei de ti!
    Tu ja olhou? TRAILER AQUI
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei imaginando um filme, seria muito legal ^^

      PS: Jurava que o Capitão ia conseguir levantar o Mjolnir, nos quadrinhos ele conseguiu

      Excluir
  3. Oi, Rudi! Que livro interessante! Fiquei muito curioso e com vontade de lê-lo. Sério que tem partes da história que são contadas no formato das HQs? Deve ser muito legal! *-* Aff, detesto quando o livro possui muitos erros de tradução! Também tenho esses insigths sobre as capas dos livros! kkk Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tony, não são muitas partes, e não são as mais bem desenhadas do mundo mas mesmo assim é divertido, escreva o que digo... Caos terá capa amarela e O Escudo de Kuromori vai ter capa azul :p

      Excluir
  4. Oi Rudi, beleza? Cara li esse livro, muito massa, mas ele não termina , sabe me informar se o segundo livro Havoc ( Intitulado de Caos no final do livro), já foi traduzido?obg pela compreenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto sua pesquisa foi mais produtiva que a minha, até onde sabia o segundo livro não tinha nem sido escrito :x
      Também quero ler a continuação e espero que seja traduzida logo, de preferência com um acabamento igual ao desse.

      Excluir
  5. Oi Rudi você sabe quando Havoc (caos) a continuação de Malicia sai em PT pelo que sei Ate agora só saiu Havoc na versão em ingles. Estou comemorando por que por uma entrevista que o Chris Wooding deu Malicia vai virar um Filme. Se poder me informar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra tu ter noção, eu nem sabia que tinha sido lançado lá fora... vi agora e estou um tiquim decepcionado pelo fato da capa não ser amarela (Toc, não me peça para explicar). O jeito é pegar no pé da Geração Editorial pra agilizarem as coisas

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ahh amei mto esse livro, li ele recentemente e é um livro que te prende mto , mas os erros na tradução incomodam mesmo,eu queria muito saber mais sobre as continuações mas até agr nada 💔 amei seu texto, se tiver alguma informação sobre o livro ....... xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah de dois anos atrás, hehe
      Primeiramente desculpe a demora para te responder, então... Até onde vi, e confesso não ter sido muita coisa, a série é de apenas dois livros... mas a editora não está nem um pouco interessada em trazer a continuação para o Brasil, basta esperar que alguma outra se interesse, mas não vi ninguém demonstrando qualquer interesse, o que é estranho, já que, pelo menos no Goodreads ele tem uma nota boa

      Excluir
  8. EU PRECISO DA CONTINUAÇÃO POR FAVOOOOORRRRRRRRRRRRR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero hahaha
      Acho que o jeito vai ser arrumar o livro em inglês mesmo, mas parece que mesmo assim está meio difícil de encontrar...

      Excluir
  9. Acho que já se passaram 10 anos e ainda não traduziram o livro.Infelizmente vamos ficar só na espera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade já se passaram 11 desde que esse foi lançado hehe
      e dez anos do segundo... não tenho mais esperanças desse segundo livro ser lançado por aqui

      Excluir
  10. Caramba, hoje (12/01/2021) que fui descobrir que a continuação de Malícia foi lançada em 2010. Eu sempre procurava pela tradução "Caos" e não encontrava nada a respeito. Uma pena que se passaram 11 anos e até agora o livro não foi traduzido. Uma pena!
    Li Malícia a primeira vez em 2013 e li novamente em 2016 e o tenho como um dos meus livros preferidos e sempre fiquei muito ansioso pela continuação. Acredito que não haverá mais tradução!

    ResponderExcluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...