sábado, 27 de junho de 2020

[Opinião] Sonho de Uma Noite de Verão - William Shakespeare #286

https://www.skoob.com.br/sonho-de-uma-noite-de-verao-1570ed901303.html
 Editora: L e PM Pocket (Edição TAG: Experiências Literárias)

N de Páginas: 128

Quote:
"Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."


Sinopse:
  Sob o solstício de verão, humanos, espíritos da natureza e criaturas fantásticas performam seu espetáculo. Diante de um casamento arranjado por seu pai e pelos deuses, Hérmia decide fugir à noite com seu amado Lisandro, para a tristeza de seu prometido, Demétrio. Ele, por sua vez, é desejado pela confidente de Hérmia, Helena. Nos bosques mágicos, o quarteto se reconfigura, transformando essa trágica história de amor em uma comédia caótica.
  Utilizando linguagem teatral, o livro é narrado com a maestria única de William Shakespeare, um dos maiores escritores ingleses de todos os tempos.

Opinião:
  Fui pego totalmente de surpresa! Esse foi meu primeiro contato com a obra do autor (lendo, realmente), e jamais imaginei que fosse tão absurdo e divertido.
  Não tenho muito apreço por histórias escritas em formato de peça, mas essa me conquistou.
  Aqui conhecemos Hérmia, que é apaixonada por Lisandro (ou Demétrio, agora não sei qual dos dois), mas está prometida para Demétrio (ou Lisandro... vocês já entenderam). Hérmia se recusa a casar com Demétrio e seu pai a leva até o imperador para que ele a convença. Logo no início temos uma conversa ótima entre os dois pretendentes da moça onde Demétrio diz que ele é que se casará com Hérmia pois ele é que tem o amor de seu pai, e o outro de pronto rebate: "Então case-se com ele e com ela me caso eu", eu achei impagável hehe.
  Hérmia então recebe algumas opções: Casar com quem seu pai escolheu, Tornar-se freira e não casar com ninguém... ou morrer. Ela e Lisandro resolvem então fugir a noite e sabe por que cargas d'água ela conta para Helena, sua amiga que nutre uma senhora inveja por ela e que é apaixonada por Demétrio (que é apaixonado por Hérmia que é apaixonada por Lisandro que, olha só, corresponde ao amor de Hérmia... pelo menos alguém é correspondido aqui) e Demétrio resolve seguir os fugitivos, enquanto é seguido por Helena.
  À noite todos estão na floresta, não só eles, mas também um grupo de trabalhadores braçais que resolve dar uma de atores e ensaiam uma peça para apresentar para o imperador... além de todo um contingente de fadas e seres fantásticos que habitam o lugar e estão brigando por um servo, usando de artifícios bem pitorescos e que vão fazer uma senhora bagunça com todos os personagens.
  Enfim, já disse que é escrito em forma de peça, certo? A escrita tem sim seus rococós, afinal, estamos falando de Shakespeare, mas nada que prejudique a leitura, é, na verdade, muito divertido ver todo o caos sendo narrado de forma tão ordenada, e ainda assim sem mascara o caos em si.
  É uma história divertidíssima que me deixou com muita vontade de ler outras coisas do autor.

Foto -William Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...