Editora: Geração Editorial
N° de Páginas: 176
Quote:
"Quando o conhecimento sobre os fatos é limitado, a opinião pública pode ser moldada pelo lado que almeja gerar símbolos mais poderosos."
Sinopse:
'Armadilha em Gaza' busca desmistificar o conflito no Oriente Médio e revelar a existência de uma guerra de propaganda contra Israel, e ainda revelar dados como o relatório da ONU com o índice sócio-econômico dos territórios palestinos superior, por exemplo, ao da média do mundo árabe.
Opinião:
Considerando que é a primeira vez que vou falar de um livro desse tipo devo deixar bem claro que... não sei muito bem o que estou fazendo...
Nesse pequeno livro o autor, cujo currículo se segue - >Possui graduação em pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Mestrado em Ciência Politica - Hebrew University Of Jerusalem (1982) e doutorado - University of Chicago (1990), e Pós-Doutorado pela Unversity of Texas- Austin onde foi profesor visitante do Departamente de Governo. Seu livro FHC, Forças Armadas e Polícia. Entre o autoritarismo e a democracia. 1999-2002, ganhou o prêmio de melhor livro em portugués fornecido pelo Brazil Section of the Latin American Studies Association (2006). Atualmente é coordenador de subárea do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador temporário - The British Academy. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, autoritarismo, forcas armadas, militares e segurança pública. - mostra, com base em diversos gráficos, documentos e todo o arsenal de provas que é possível que a treta na Faixa de Gaza existe com o único intento de desmoralizar o Estado de Israel e, se possível for, tirar o título de país.
Uma das poucas apresentadas nesse livro que eu já sabia era o fato de Israel ser um país bastante jovem, que passou a ser um país de fato em 1948 - tem toda uma explicação teológica sobre o porquê de Israel ter deixado de ser um país para voltar a sê-lo só recentemente, mas como isso não é tratado nesse livro não vou me ater a isso. O livro fala um pouquinho sobre o surgimento de Israel e sobre os tratados de paz (muitas vezes quebrados) e sobre o que fez e deixou de fazer parte do território do país de quando foi fundado até hoje.
O livro tem uma linguagem bem tranquila, claro que possui alguns termos políticos e tudo, mas nada que um Google não resolva, o autor não perde tempo com floreios e vai direto ao ponto que quer abordar, o que faz com que o livro seja sucinto, informativo e breve.
É uma reportagem, se é que posso chamar assim, muito interessante e bem escrita, que vale o tempinho que você vai gastar lendo.
Enfim... eu disse que não sabia direito o que estava fazendo....
Nenhum comentário:
Postar um comentário