domingo, 2 de agosto de 2020

[Opinião] Do que Eu Falo Quando Eu Falo de Corrida - Haruki Murakami #293

Compre Pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Alfaguara

N° de Páginas: 152

Quote:
"Por mais mundana que uma ação possa parecer, fique nela tempo suficiente e ela se tornará um ato contemplativo, meditativo, até."

Sinopse:
  Em 1982, Haruki Murakami decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar à escrita. Nesse mesmo período, começou a correr para manter a forma. Um ano mais tarde, ele completou, sozinho, o trajeto entre Atenas e a cidade da Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias.
  Os anos se passaram, e os romances de Murakami ganahram o mundo. Traduzidos em 38 idiomas, ele é um dos autores mais importantes da atualidade. É também um maratonista experimentado e um triatleta. Agora, ele reflete sobre a influência que o esporte teve em sua vida e, sobretudo, em seu texo.
  Este é um livro bem-humorado e sensível, filosófico e revelador, tanto para os fãs deste grande e reservado escritor quanto para as inúmeras pessoas que encontram satisfação semelhante nas corridas.

Opinião:
  Tenho vários amigos que são praticantes assíduos de corrida, eles correm com a mesma frequência com a qual eu leio, ou seja, bem mais do que uma pessoa normal faria, e esses amigos sempre me incentivaram a prática. Coisa que sempre recusei com toda a educação de meus comentários nível "você bebeu?" pra baixo.
  Já sabia há um tempo que o autor, que é meu favorito, caso você não saiba, era um adepto das maratonas, e na minha concepção correr tanto deve ser o motivo de ele escrever umas coisas sem pé nem cabeça às vezes.
  De qualquer forma esse livro é quase um diário onde ele vai contar sua vida como corredor, suas primeiras e mais marcantes experiências com o esporte, o quanto ele odeia a parte do ciclismo no triatlo (que é a única parte que eu não me importaria de fazer, inclusive) e faz paralelos entre o esporte e a vida de escritor.
  Como qualquer coisa que esse japonês escreve, é legal, mas passa longe de ser uma obra imperdível, o valor está mais no quesito autobiográfico e para os amantes das maratonas (o que, vocês devem ter percebido, não é o meu caso) deve ser uma leitura bem... sei lá, acolhedora, talvez.
  Percebo que tenho sido bem contido em meus comentários sobre os livros ultimamente... mas enfim, não tenho mais o que falar, mesmo que não seja um livro do qual se possa dar spoilers acho que é bom ir vendo o progresso do autor na vida de maratonista, e depois ver também a diminuição do ritmo devido à idade.
  Taí, essa é outra coisa interessante do livro, com certeza devido ao exercício físico o autor envelheceu com muito mais saúde do que meros sedentários, mas é legal ver que a velhice vem, não importa o que você faça, e por mais "monstrão" que você seja em sua prática de vida saudável você não pode mudar o ciclo natural (nesse quesito, em outros tem muita gente mudando).
  Em suma, é um livro para quem gosta de corrida ou do autor, e um livro que vai mostrar que o tempo sempre leva um pouco de nós conforme vai passando.


4 comentários:

  1. Oii! Nunca li nada dele; não sou corredora. Maas deu vontade de ler um dia! Talvez porque u eamo biografias...

    Estou no aguardo das próximas etapas dos "Melhores do Ano". Vai ter mais votações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dafne,
      Eu gosto muito de tudo que ele escreve (Talvez não de Norwegian Wood)
      Vai sim, que bom que está gostando, a próxima votação é no próximo domingo

      Excluir
  2. Oi Rudi!
    Então, eu sou uma pessoa sedentária. Porém uma das coisas boas (sim!) que esse tempo de pandemia trouxe é me fazer voltar a caminhar. Estou gostando muito inclusive.

    Gostei muito dos seus comentários sobre esse livro - contido ou não é bom do mesmo jeito - principalmente o finalzinho da reflexão sobre a velhice.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!
      Então, eu também haha, mas sempre gostei de caminhar, embora não tenha feito muito isso ultimamente, tenho uma moto que se ficar um dia parada já não funciona mais, então...
      Obrigado!!!

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...