terça-feira, 17 de novembro de 2020

[Opinião] O Assassinato do Comendador Vol. 2 - Haruki Murakami #316

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Alfaguara

N° de Páginas: 375

Quote:

"Se eu conseguir te retratar direito, talvez você consiga ver, com seus próprios olhos, como é sua imagem vista através dos meus olhos."

Sinopse:
  No primeiro volume desta história, deixamos o protagonista ansioso para saber o que esta escondido atrás da pintura chamada de O assassinato do comendador. Ele também aprendeu a conviver com os estranhos personagens e objetos que o cercam desde que se estabeleceu em uma casa nas montanhas. E, a pedido de seu vizinho, começou a esboçar o retrato de uma adolescente peculiar, Mariê Akikawa.
  Contudo, Mariê desaparece misteriosamente no caminho de volta da escola, e nosso protagonista se lança em uma busca frenética. Neste segundo livro, de ritmo acelerado e cheio de suspense, os desfechos são revelados e se encaixam como num quebra-cabeças, para que toda a pintura faça sentido.
  Uma obra tão monumental quanto 1Q84, este livro perturbador e hipnotizante trabalha as obsessões mais íntimas do Mestre Haruki Murakami.

Opinião:
  É meio difícil, pra não dizer quase impossível, falar qualquer coisa desse livro sem dar spoilers do vol. 1. Isso porque se trata de um livro só, que foi divido aqui para poder arrancar mais dinheiro dos leitores.
  Então vamos começar esclarecendo que as metáforas são tão abundantes que viram até personagens nessa história, cão teu tudo que está nas entrelinhas? Duvido, e duvido muito. 
  Tudo deixa uma impressão de estar escondendo algo, desde o buraco na mata, os guizos e o tal vizinho, que transmite essa sensação até para o protagonista. Talvez eu já tenha falado isso tudo quando comentei sobre o primeiro volume aqui, mas não lembro hehe.
  A forma cíclica que o autor estruturou a história me fez ficar pensando sobre ela, como leitor experiente de Murakami estou acostumado com finais... inesperados, para dizer o mínimo, mas aqui a experiência foi bastante diferente. Mesmo com aquela conhecida reflexão de que "será que toda essa experiência transformou o personagem a ponto de ele tomar determinado rumo na sua vida?" Aqui o autor nos mostra um final que não possui muita ramificação possível.
  Sem dúvida posso afirmar que figura entre as minhas obra favorita do autor, foi um dos livros mais visuais e imersivos que já li dele e alguns cenários e personagens (mesmo o protagonista sem nome) continuam bem vívidos em minha mente, ainda quero fazer uma releitura, emendar os dois volumes e ler a obra como o autor idealizou, e não com um ano de intervalo, como eu fiz.
  Pra variar, eu deixo aqui a forte recomendação do livro, bem como de toda a obra desse autor incrível, você já leu? Me conta aí o que achou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...