sábado, 27 de fevereiro de 2021

[Opinião] A Família Mandible - Lionel Shriver #331

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Intrínseca 

N° de Páginas: 448

Sinopse:
  Uma guerra fria de escala mundial reestrutura a ordem socioeconômica do planeta, criando novos eixos de poder. A União Europeia se desfaz, a China enfim é alçada ao posto de maior potência global e o longo período de prosperidade dos Estados Unidos chega ao fim. Da noite para o dia, o dólar despenca e, além do valor, perde também seu prestígio: uma nova moeda internacional, o bancor, chega para substituí-lo.
  Florence Mandible sofre as consequências desse cenário como uma típica representante da classe média. Uma cabeça de repolho passa a custar 20 dólares, o racionamento de água torna-se padrão e o ritual matinal já não inclui mais café – a mudança climática arruinou as safras – nem jornais, já que todos deixaram de existir.
  Sem escolha a não ser acolher os familiares sob seu teto – parentes que, assim como ela, dependem da herança do saudável patriarca da família, Douglas Mandible, de 97 anos –, Florence logo se torna responsável pela administração de um ecossistema familiar muito frágil, suscetível às mais dramáticas pulsões da natureza humana – como furto, alcoolismo e abandono de incapazes.
  Em A família Mandible: 2029 – 2047, Shriver narra os percalços de um típico clã norte-americano moderno e, como a guia experiente de um safári humano, conduz o leitor por detalhes muito íntimos da psique de seus personagens. Ambientada em um futuro que já se vê dobrando a esquina, a saga dos Mandible é o retrato de um apocalipse menos catastrófico, mas igualmente perturbador: a completa ruína financeira

Opinião:
  Quando finalmente assinei o Intrínsecos fiquei ansioso para o primeiro livro... quando vi que era esse fiquei decepcionado kkkkk, inclusive esta registrado o momento da abertura da caixa.
 Fato é que, como disse no vídeo, minha primeira tentativa em ler algo da autora não foi o que se poderia chamar de sucesso, então estava receoso em embarcar em outra obra sua, mas lá fui eu...
  Quão agradável a surpresa quando me vi ti pela história!
  Aqui vamos presenciar uma espécie de distopia/apocalipse financeiro, estamos nos Estados Unidos, a história se inicia em 2029 (logo ali) e uma nova moeda, nos moldes do bitcoin, surge: o bancor, logo se torna a maior potência econômica do mundo... mas o presidente dos Estados Unidos acha que é algo passageiro e a proíbe no território do país. Grande erro. Com a ascensão do bancor o dólar se desvaloriza rapidamente, logo os maços de dinheiro que os ricaços tinham ja não vale nada (algo que os venezuelanos experimentam hoje em dia).
  Nesse cenário acompanhamos a família Mandible, com boa parte dela esperando que o patriarca morar para herdaram sua parte da fortuna, mas o velho está com quase 100 anos e com a energia e vitalidade de alguém com 40. A única que não está torcendo pela morte da família é Florence, que também é a única que leva uma vida à beira da miséria com seu filho (que no decorrer da história se transforma em um perito em economia e dá uma aula, não só para os outros personagens como também para o leitor)
  Confesso que não é uma premissa que eu buscaria para ler, má felizmente recebi o livro e mesmo tendo ido ler so porque já estava aqui mesmo eu fui presenteado por uma história tão interessante, envolvente e, acima de tudo, esclarecedora, ela ensina muito sobre mercado financeiro, inflação e tudo mais, mas faz isso sem ser maçante ou didático demais. Os personagens são um show a parte, não todos, mas a tia escritora, Florence e seu filho são fenomenais, os outros são meio bidimensionais mesmo, fazer o que... nada é perfeito...
  De forma geral é um livro que vale muito a pena a leitura, que me deixou empolgado por abrir o ano com algo tão bom. Ah sim, é importante falar que é uma leitura bastante lenta, não é aquele livro que você vai devorar um duas sentadas, mas vai por mim, vale a pena.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...