terça-feira, 30 de março de 2021

[Opinião] O Dia em que Selma sonhou com um Ocapi - Mariana Leky #334

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog

Editora: Planeta (Edição Especial TAG: Experiências Literárias)

N° de Páginas: 314

Quote:
"As pessoas da cidade inspecionaram seus corações, que - sem estarem acostumados com tanta atenção - dispararam, causando perturbação. Elas lembraram que, antes do infarto, um braço formiga, mas não lembraram qual deles, de modo que ambos os braços das pessoas da cidade começaram a formigar. Elas inspecionaram seus Estados de espírito, que  também sem estarem acostumados a tanta atenção - igualmente se agitaram, causando preocupação." 

Sinopse:
  Todos os habitantes da pequena Westerwald, uma cidadezinha no interior da Alemanha, sabem que Selma tem um dom especial: quando ela sonha com um Ocapi, é sinal de que alguem esta prestes a morrer.
  A questão éque ninguém sabe de quem será a vez, e, nas 24 seguintes ao sonho de Selma, as verdades mais secretas são reveladas, as cartas iniciadas com "sempre" e "nunca" são, enfim, enviadas e todos, cada um a sua maneira, refletem a respeito da sua mortalidade.
  E naquele dia, depois daquele sonho, a vida de Louise, de Martin, do oculista apaixonado, da triste Marlies, de um monge budista bem peculiar e da própria Selma mudarão para sempre.

Opinião:
    Este é o terceiro livro enviado pela TAG Inéditos que leio, e é sem dúvida o meu favorito dentre eles, meu favorito abarcando muito mais do que os enviados pelo clube, inclusive.
  Aqui vamos conhecer um elenco de personagens bastante peculiar, mas se fosse falar detidamente sobre cada um deles o blogger provavelmente não me permitiria manter a postagem inteira em apenas uma página, então vamos apenas dizer que é um elenco cativante, cada um a sua maneira.
  Dentro desse elenco temos Selma, uma senhora com certa idade que, apesar de ter seu nome no título ado livro, não é a nossa protagonista, mas avó dela. Selma tem um estranho dom, toda a vez que ela sonha com um Ocapi alguém da cidade morre em 24h, no comeco da história sabemos que naquela noite Selma sonhou com o animal, mas ela não quer gerar pânico, obviamente a notícia logo se espalha e todos começam a rever suas vidas e preparar o caminho para, caso sejam eles os "escolhidos" tudo seja mais simples para a família e afins.
  A história se passa durante anos, mas não é repetitiva, dentro desses anos acompanhamos apenas duas ocasiões em que os sonhos acontecem. O mais interessante é ver como diferentes pessoas são afetadas de diferentes formas ao se verem de frente com a inevitabilidade da morte, coisa que praticamente todo ser humano costuma ignorar.
  Apesar do tema o livro é leve, aconchegante e até divertido. A autora sabe dosar muito bem o quanto de drama coloca na história para não deixá-la pesada, então a obra é, sendo repetitivo, aconchegante.
  Um convite singelo a desaceleramos e examinar a forma de como estamos levando nossa vida, além de imaginar o que faríamos se soubéssemos (ou não ignorassemos) o fato de que não veremos o nascer de mais uma dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...