terça-feira, 10 de outubro de 2023

[Opinião] Terra Papagalli - José Roberto Torero e Marcus Aurélio Pimenta #538

 Compre pela Amazon

Editora: Alfaguara

N° de Páginas: 191

Quote:
"Caso isso seja verdade, senhor conde, esses meus escritos esperam saciar, ao menos, três de vossas fomes. A primeira, e mais importante, será a fome de Deus, pois aqui tereis provas da grande bendição que cai sobre aqueles que crêem na sua força e no seu poder, armas tão necessárias como a faca e a espada para quem teve a desgraça de passar por confins tão ferozes quanto desconhecidos."

Opinião:
  Há muito já ouvia falar sobre esse livro, sobre ser um livro bem humorado sobre os primeiros portugueses que chegaram no Brasil, mas nada sabia dele além disso. Acho que posso começar essa postagem comprovando essa fama.
  Cosme Fernandes foi deixado no Brasil depois da primeira vinda de Cabral à essas terras, e aqui ficou, junto de vários outros "degredados" por cerca de trinta anos até que os portugueses voltaram pra se estabelecer. 
  Nesses trinta anos Cosme - que passou a ser conhecido como Bacharel da Cananéia, baseado em um homem que realmente existiu e que foi deixado no Brasil na época descrita, mas que muito pouco se sabe a respeito dele - faz sua vida, bem diferente da vida que conhecia em Portugal. Além de contar com muita malandragem e jogo de cintura para se estabelecer entre os povos nativos e os demais detratados.
  O livro tem muita realidade misturada à comédia que os autores criaram e desenvolveram muito bem, no decorrer da narrativa vemos até os "Dez mandamentos para se viver bem na Terra dos Papagaios" que era como chamavam o Brasil na época. Mas esses mandamentos são basicamente malandragens pra se dar bem nas costas dos outros, e é meio triste ver que muita gente os segue ainda nos dias atuais (mesmo que nunca tenham ouvido falar do livro).
  É um livro com um protagonista malandro e preguiçoso, mas que pra conseguir seus interesses se empenha em presepadas que tornam a leitura divertida e engraçada, até que você para pra pensar e começa a ver a sua própria malandragem e preguiça nos personagens, nesse momento, mesmo em meio às piadas você se obriga a fazer uma auto análise e tentar melhorar.
  É um livro de leitura fácil, divertida e que ainda consegue ser reflexiva, se você assim quiser. Escrito com maestria e bom humor.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...