segunda-feira, 22 de julho de 2013

[Opinião] Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson #9



Editora: Novo Conceito
N° de páginas: 269
Citação: 
"Se eu tivesse as pernas da dona aranha, teceria um céu onde as estrelas se alinhassem."
Sinopse:
  Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. Trinta e três vezes.
  O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficava mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.
  Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
  Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.

Opinião:
  Gostei muito desse livro, a protagonista tem 18 anos, se não me engano, tem 1,65m, pesa 48 kg e se acha gorda... tipo.... minha irmã tem 1,65m e pesa 56kg e eu acho ela esquelética...
  Essa amiga dela que morreu, a alguns anos, na virada do ano, junto com a Lia, fez suas promessas para a vida:segundo ela, ela seria a garota mais linda, rica e magra, e a outra disse que seria mais magra que ela, e ela apostou que seria mais magra que a outra,  e assim ficaram...
  Na noite que ela morreu, ela ligou para a protagonista 33 vezes, oque, entre outras coisas, a perturba pelo resto do livro, também antes de morrer (não é tão óbvio quanto você pensa) a Cassie fala para um funcionário do motel onde estava para dar um recado para Lia, ele dá esse recado muito tempo depois.
  A Lia fica toda hora lembrando:
"corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho..."
"ela me ligou"
"1.2.3.4.5.6.7.8.9.10.11.12.13.14.15.16.17.18.19.20.21.22.23.24.25.26.27.28.29.30.31.32.33."
"...eu não atendi."
  Depois disso acho que não preciso dizer que ela meio que se sente responsável, que poderia ter feito alguma coisa pra que sua melhor amiga, que já não era tão amiga assim, não morresse. O fato do fantasma da outra a ficar também não ajuda muito.
  Ela chama tudo que é grande de gordo. Uma grande janela, uma janela gorda. Um enorme e macio sofá, um sofá gordo, e por aí vai.
  Quando ela se acha muito asquerosa, que convenhamos, deve ser mesmo, só pele e osso, ela faz cortes em si mesma  para que a "gordura" e todas as coisas ruins que tomam conta do corpo dela saiam....
  Se ela ganha 500 gramas ela já começa a ver "protuberâncias de gordura" por todo o corpo e pensa que a pele vai se rasgar e ela vai virar um chafariz de banha... (quanto drama meu pai!)
  Ela mora com o pai e a madrasta e detesta a mãe. Por quê? Leia o livro que nele explica...

muito bom.... recomendo a todos que queiram ler uma boa história.... e a capa também é linda....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...