sábado, 4 de outubro de 2014

[Marca Texto] O Colecionador de Lágrimas - Augusto Cury

  Hoje vou fazer um Marca Texto diferente...
  O Colecionador de Lágrimas é um livro que li ano passado e gostei muito, apesar da agonia de ter que esperar a continuação... o segundo volume já saiu a um tempinho... mas resolvi reler o primeiro porque já não me lembrava de muita coisa... como ele ficou um tempo emprestado essa releitura vem andando bem de vagar, quase parando... mas como amanhã é dia de eleição, resolvi compartilhar com vocês três pequenos trechos que falam um pouco de política (e o perigo de decisões erradas) presentes nesse livro...
"Os piores monstros são especialistas em esconder suas garras."
  O que isso tem a ver com as eleições? É mais um toque, pra pesquisar mais... não sair votando no que parece ser o mais bonzinho, descente e blé... uma pesquisa aprofundada é necessária...
"Todo político é um empregado da sociedade pago com o dinheiro do contribuinte, ter sucesso é sua obrigação e não objeto de exaltação. O político que não se posiciona como servo da sociedade, mas se serve dela, não é digno do cargo que ocupa."
  Acho que não preciso falar nada né... quantos e quantos detentores de cargos públicos se servem da sociedade? Quantos fizeram o possível para serem eleitos só para (com o perdão da linguajem) mamar nas tetas da sociedade?
"Na mente de Hitler convivia simultaneamente o vampiro social e o artista, o monstro e o menino. O carisma e o terror, a afetividade e a destrutividade andavam lado a lado. Essa é a mente do maior tirano da história, que foi eleito pelo voto e que penetrou no tecido emocional da sociedade, seduziu-a e produziu dezenas de milhões de cegos seguidores. Que sociedade moderna teria força para expurgá-la?"
  O livro é, entre outras coisas, uma análise profunda do comportamento de Hitler, o autor pesquisou por dez anos para criar sua história, e dentre as várias coisas que eu nunca tinha me tocado está o fato de que Hitler foi escolhido pelo povo, eu sabia que ele tinha sido chanceler antes de se tornar o terceiro reich da Alemanha, mas nunca tinha parado para pensar, o povo escolheu ele! Ele seduziu milhões de pessoas e moldou o pensamento delas, fazendo com que concordassem cegamente no massacre de milhões de judeus, negros, homossexuais e doentes mentais... e não vissem problema nisso... temos que ter muito cuidado com quem colocamos no poder... muitos "Hitlers" podem se levantar, ainda nos dias atuais...

15 comentários:

  1. Eu já tinha visto a capa por aí, acho ela bem bonita e chama um pouco da minha atenção. Mas confesso nunca ter lido sinopse, se eu soubesse do que se tratava, teria lido bem antes! Gostei do post, você o trouxe em ótima hora com isso das eleições e tal.
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou...
      A narrativa do Cury desagrada muita gente e eu reconheço que em vários momentos pode se tornar cansativa mas eu gosto bastante

      Excluir
  2. Muito conveniente essa postagem, Rudi! Gostei dos trechos que vc separou e tb espero que a sociedade saiba escolher amanhã! ;)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube mais ou menos né... o jeito é torcer para que votem direito no segundo turno agora ;)

      Excluir
  3. Opa, super legal! xD
    Esse é um livro que pretendo ler, também por ser um assunto que me interessa bastante.
    Os trechos são ótimos, sem dúvida!
    Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lery,
      terminei ontem de reler ele, mas acho que não vou direto para o segundo volume... a narrativa do Cury é meio cansativa e vou dar um tempo antes de continuar... mas esse é meu favorito dele

      Excluir
  4. Oi, passeando pelo FB te encontrei nos AMIGOS DO BLOGGER. Queria te dizer que já estou seguindo do seu blog, bem como o compartilhei no G+. Seu blog é muito interessante. Belo trabalho!
    Quando puder dá uma passadinha no meu blog.
    Abraços
    www.fatoscuriososdahistoria.com

    ResponderExcluir
  5. Caracas, que intenso!
    Esse marca texto poderia muito bem ser uma resenha! Fiquei com uma vontade imensa de ler esse livro! Não li muitos livros que tivesse a "politica" como subtema ou tema, mas eu sou muito curioso quanto a ela. Esses trechos.. MEU.. que demais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ^^
      Se você tem intenção de ler um livro sobre política, o Garon do canal Ainda não Cresci fez um vídeo falando de alguns, se quer mais uma história que envolva política eu recomendo (além desse) o A Janela de Overton

      Excluir
    2. Leia, pois eu já li e já estou quase lendo de novo.
      Excelente livro!

      Excluir
  6. Augusto cury sempre manda bem, gostei de ver postagem sobre um trabalho dele, já que eu o considero um autor tão bom mas ultimamente não passa de "frases pra facebook". Já conhecia um pouco esse livro, mas nunca cheguei a lê=lo. Parabéns pela postagem e principalmente pela escolha! Abraços Rudi.
    http://brinicius.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Brinicius,
      Também gosto bastante do Augusto Cury mas convenhamos, parece que ele faz de tudo para virar frase de facebook

      Excluir
  7. Pretendo comprar esse livro, mas antes gostaria de saber se se trata de um livro político, com contextos de esquerda x direita. Ficaria grato se alguém me respondesse.

    ResponderExcluir
  8. Cara, confesso que não me lembro muito bem, mas acredito que não, ele tem um viés mais humanista do que político

    ResponderExcluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...