segunda-feira, 25 de maio de 2015

[Opinião] O Cavalo Amarelo - Agatha Christie #131

Editora: L&PM Pocket

N° de Páginas: 250

Citação:

Sinto que Thyrza Grey sabe de algo, descobriu algo ou ouviu falar de algo e agora usa isso num emaranhado louco para engrandecer sua própria importância e controle dos poderes ocultos. As pessoas se orgulham demais da maldade. Não é estranho que as pessoas nunca se orgulhem de ser boas? Nisso consiste a humildade cristã, acredito, as pessoas nem sabem que são boas.

Sinopse:
  Um padre assassinado de maneira brutal. Pessoas que adoecem misteriosamente. Mulheres que dizem ter poderes paranormais. Esses são alguns dos enigmas que assombram um vilarejo na zona rural inglesa. A chave deste segredo está relacionada a uma lista de nomes. Para desvendar essa trama, Mark Easterbrook, um escritor em busca de inspiração, conta com a ajuda de seus amigos, entre eles, a famosa autora de romances de mistério Ariadne Oliver, numa aventura que pode ser fatal.

Book Trailer:

Opinião:
  Já vi muitas vezes, e em muitos lugares, que a terceira tentativa é o que conta. E isso retrata exatamente a minha experiência com Agatha Christie. O primeiro livro que li dela foi Assassinato no Expresso do Oriente, que tinham me falado ser um dos melhores, e foi uma decepção dantesca, em seguida eu li Natal de Poirrot, que como já tinham ma falado que era o pior da autora, fui totalmente sem expectativa, e mesmo não achando lá essas coisas gostei mais do que do primeiro. E na minha terceira tentativa com a autora, finalmente encontrei algo realmente bom.
  O Cavalo Amarelo conta a história de Mark Easterbrook, um escritor que se envolve na investigação do assassinato de um padre porque está sem inspiração para escrever... Esse padre foi encontrado morto em um beco com uma lista de nomes, esses nomes são de pessoas que morreram devido a doenças mas que alguém se beneficiou com suas mortes. Seguindo as pistas ele chega até O Cavalo Amarelo, um antigo pub que agora é o lar de três senhoras que se julgam bruxas especialistas em Eliminação de Pessoas Indesejadas.
  A partir daí o livro segue com os personagens tentando descobrir se o que as "bruxas" dizem serem capazes de fazer realmente são capazes de fazer, tentando achar provas de que elas realmente fazem as pessoas adoecerem e morrerem...
  É ótimo acompanhar Mark enquanto ele tenta juntar as peças do mistério sem ter certeza se acredita ou não nos poderes malignos das bruxas.
  Os personagens são bem construídos e cativantes, com diálogos extremamente interessantes sobre o comportamento humano e suas crenças, além de literatura e da fascinação causada pelo mistério.
  A narrativa da autora é agradável e de fácil compreensão, e mesmo não sendo a mais cativante de todas ela compensa muito bem com os diálogos, que como já disse, são incríveis.
  A única coisa que me incomodou no livro foi a "solução mágica" de toda a trama... sei que todo livro policial tem uma reviravolta, e essa não foi diferente, mas as pistas não deram a impressão de se juntarem, parece que a autora cansou de conduzir a história e meio que falou: "Ah, já tá bom né?! O culpado de tudo é o fulano!"
  Apesar de a explicação ter ficado até que satisfatória, tudo me pareceu meio forçado, mas isso não muda o fato de o desenrolar da história (exceto o final) ter sido bastante bacana e ter até me causado uma certa tensão.

6 comentários:

  1. Esse eu ainda não li. dela.
    Agora que meus likes do blog voltaram, e estão em 8000, vou fazer a promoção do box em capa dura da Agatha Christie, pra alavancar os da página no face e seguidores ,estou esperando só o correio me entregar =)
    bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/
      Voltei a me interessar pelos livros dela... aceito ganhar :p

      Excluir
  2. Oi, Rudi! Tudo bem? Ainda não li nada da Agatha Christie, mas esse livro (que até então era desconhecido para mim) acabou despertando o meu interesse. Mais uma obra da autora para a minha lista! haha Pelo que vi, foram poucas coisas que te desagradaram, então acho que vou curtir a obra! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro é muito bom, não é nada espetacular mas vale muito a leitura

      Excluir
  3. Olá, moço!
    Quando entrei em seu blog e vi um post sobre Agatha Christie, não gritei (como se esperaria da admiradora declarada que sou), mas cliquei para ler como uma pessoa civilizada (bem, esse é um dos meus favoritos). Adorei de sua resenha e a achei muito justa: indiferente ao título de "rainha" que a autora leva e tão respeitoso sobre os baixos na trama (do quais concordo em boa parte e em outra compreendo). Espero que leia outros títulos.

    Beijos!
    agathaodaisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agatha,
      Fico feliz de ter te agradado... com certeza vou ler outros títulos da autora, tenho alguns aqui em casa, inclusive.
      Muito obrigado pela visita ;)

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...