domingo, 14 de junho de 2015

[Opinião] A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart #135

Editora: Novo Conceito

N° de Páginas: 217

Citação:

Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado." 


Sinopse:
  Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
  Mas, em certo sentido - um sentido muito importante -, Mark não tem nada a ver com as outras crianças, Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
  Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.

Opinião:
  Quando um livro é muito falado sempre fico com receio de lê-lo, e esse é um desses casos. O livro foi lançado pela editora, que já o elevou a um patamar de respeito, como eu estava para recebê-lo evitei ler ou assistir resenhas sobre ele, porque achava que o que eu já sabia demais sobre a história, um garoto com câncer (doença essa que eu supunha ser câncer), um cachorro incrível e a escalada de uma montanha.
  Toda a história me pareceu uma bela metáfora sobre amizade, acima de tudo, mas também sobre verdades irrevogáveis e a cegueira seletiva que se apossa do ser humano quando ele não quer enxergar outro ponto de vista.
  No decorrer da história, vemos uma criança sem esperança na vida e sem paciência para quem, na cabeça dela, acha que ela precisa de ajuda especial só porque está doente, e está cansado de ser apenas "a criança doente".
  A história também deixa transparecer, através das histórias de vida dos personagens que cruzam o caminho de Mark, que mesmo pessoas que não estão doentes fisicamente precisam de ajuda para cuidar de suas feridas internas, feridas essas que são constantemente escondidas e portanto muito mais difíceis de se tratar...
  Além de tudo isso, a história é contada de forma doce e delicada, fazendo com que o leitor se delicie e sinta um aperto no peito com os acontecimentos na vida de Mark, sua família e sua melhor amiga, mesmo nas horas em que o protagonista se mostra bastante egocêntrico e irritadiço, a narrativa consegue fazer com que sintamos afeto por ele.
  A edição do livro é uma das coisas mais lindas que eu já vi na vida, e por si só já ajuda a amenizar o clima pesado do qual o livro trata, você vê essa capa, a lombada, a quarta capa, lê a orelha que fala sobre o autor e acha tudo engraçadinho, aí vem a história e te dá uns tapas porque não é nada do que você esperava.
  Em alguns momentos Mark pode parecer "maduro" demais para uma criança, mas considerando o que ele passou é extremamente compreensível, o livro não fala a idade exata do personagem, mas eu imagino que seja algo em torno de 11 anos.
  Só tirei uma estrela porque o protagonista me irritou em alguns momentos, no final fica bastante óbvio o porquê do autor ter conduzido a história da forma como o fez e de o protagonista ter agido da forma que agiu, a grande lição do livro não poderia ser desenvolvida de outra forma.
  Um último aviso: Capítulos 11, 12 e 13 irão despedaçar o seu coração, com toda a certeza.

3 comentários:

  1. bah eu to louca por esse livro!
    Mas mal tenho tido tempo pra ler a meia duzia que tenho casa =/
    Mas bom saber que é bom :D
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava numa birra com ele que você precisava ver, ele chegou e eu fui ler pensando "duvido que seja tudo isso" e realmente não é o melhor livro da minha vida, mas não entrará para o Melhores do Ano por pouco...

      Excluir
  2. Oi, Rudi! Tudo bem? Adorei a resenha! "A Mais Pura Verdade" foi um livro que eu amei demais! Até favoritei ele! rs Acho ele arrebatador, o autor soube conduzir muito bem a história. É um livro emocionante e cativante... Ahh e com uns dos melhores personagens animais que eu já vi em minha vida! rs Como não amar o Beau?

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...