domingo, 26 de julho de 2015

[Opinião] Jurassic Park - Michael Crichton

Editora: Aleph

N° de Páginas: 522

Citação:
Falando de forma mais ampla, a habilidade do parque de controlar a difusão de formas de vida. Porque a história da evolução é de que a vida escapa a todas as barreiras. A vida se liberta. A vida se expande para novos territórios. Dolorosamente, talvez até perigosamente. Mas a vida encontra um jeito."

Sinopse:
Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público.
  Até que algo sai do controle.

Opinião:
  A cerca de seis meses eu adotei uma técnica anti-decepção literária, essa técnica consiste em não criar expectativa nenhuma em relação a uma história, afinal, como diz Augusto Cury: "Uma expectativa é apenas uma decepção esperando para nascer." Tanto que tenho três livros que estou lutado para diminuir minhas expectativas antes de lê-los (Feios, 1984 e Cem Anos de Solidão)
  Mas no caso de Jurassic Park eu não consegui me conter... O filme é um dos meus favoritos de toda a vida e seria muito difícil o autor me decepcionar colocando dinossauros no meio da história...
  Mas vamos começar com as bombas... Os dinossauros são um tanto decepcionantes, mas o autor provavelmente fez isso de propósito, afinal em determinado momento do livro ele fala que não temos como ter certeza de como realmente eram os dinossauros, temos seus esqueletos e uma singela impressão em pedras... podemos apenas imaginar.
  Apesar disso, e de certas contradições (como o tiranossauro morder um personagem e ele sair vivo em um momento e em outro ser especificada a impressionante força da mordida do mesmo animal) e absurdos (tipo a capacidade dos velociraptores de roerem vigas de metal) a história em si é alucinante. Tem muitas familiaridades com o filme.... mas muuuitas diferenças também, várias cenas só vão aparecer no segundo filme e algumas podemos ver adaptadas (bem adaptadas) no terceiro e quarto longas.
  Ian Malcolm é um show a parte, um personagem tão chato no filme é o mais cativante do livro, com sua imensa inteligência e metáforas ele rouba a cena sempre que abre a boca, outro que passou por uma imensa adaptação foi John Hammond, o velhinho simpático do filme sabe? No livro ele é totalmente o oposto, um egoísta ganancioso que só se importa com os lucros que o parque trará para ele, os dinossauros estão sendo maltratados? Não tem problema! Os dinossauros estão descontrolados destruindo tudo e devorando uns aos outros sem mencionar os visitantes do parque e pobres crianças? Se a notícia não se espalhar está tudo certo....
  Se você gosta de histórias de aventura, vai amar. Se você gosta de ficção científica, vai amar. Se você gosta de cenas bem descritivas, personagens bem construídos e ser acometido pelos mais diversos sentimentos durante uma leitura, vai amar também.
  As cenas de morte dos personagens, e até dos dinossauros, são super descritivas e aterrorizantes, daquelas de tirar o fôlego e fazer a gente desviar o olhar das páginas pra ver se a imagem descrita sai da nossa mente, ou seja, é incrível *o*
  Sobre a edição não há muito o que falar, você provavelmente já viram essa coisa maravilhosa em formato de livro em algum lugar, nem que seja os detalhes na internet. o corte vermelho, a capa e quarta capa tão incríveis quanto a lombada detalhes no interior espetaculares. Parece até que o pessoal da editora falou, "espera, é contra as leis naturais algo ser tão perfeito, vamos, pelo menos, deixar sem orelhas."
  Em um apanhado geral o livro é incrível, apesar do final ser meio de partir o coração espero que a editora lance o segundo livro, e de preferência em uma edição que combine.


  PS: Esse livro cumpre 4 desafios da maratona ^^ O gênero menos lido no ano passado, um livro com mais de 400 páginas, um livro que já virou filme e começar uma duologia.


8 comentários:

  1. Oi, Rudi! Tudo bem? Nossa, então já sei que vou amar o livro! Gosto de todos esses elementos que você citou e aquela edição é realmente muito linda! <3 Fiquei meio "assim" com os absurdos relatados, mas quem liga, né? O que importa é que o livro é bom! hahaha Adorei a resenha! <3

    PS: E parabéns por cumprir vários desafios de uma só vez! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo... eu ligo para os absurdos, mas o autor soube argumentar, então estou desarmado :/

      PS: foi o único jeito de conseguir cumpri-los :p

      Excluir
  2. Oi, Rudi ! Joia?
    Então, eu fico babando nessa edição ! Acho perfeita, mesmo sem orelhas kk
    Tenho muita vontade que ler.
    Curti sua resenha. Apesar das contradições, o livro está entre os que eu mais quero ler!!
    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não via a hora de ler ele, agora não vejo a hora de ler o segundo :p

      Excluir
  3. Oi Rudi!
    POxa cara, vou ter que adotar essa sua técnica, tenho me decepcionado bastante com alguns livros!!
    bjs da Le
    www.leversosecontroversias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costuma funcionar, quando o livro é ruim ainda fico com a sensação de "expetativas alcançadas" tá que as expectativas eram nulas mas enfim...

      Excluir
  4. Rudizinho, tudo bem?! :P
    Jurassic Park também é um dos meus filmes preferidos e justamente por já conhecer a história eu não havia cogitado a possibilidade de ler esse livro. Porém, você não é a primeira pessoa que fala que a adaptação é beeem diferente, sendo assim estou cada dia mais animada pra mergulhar no mundo dos dinossauros através das páginas também! Espero que eu goste, porque agora você já me fez nutrir expectativas, aí se eu não gostar, a culpa da minha decepção vai ser toda sua! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh meu Deus, quanta responsabilidade :p
      Acho que tu vai curtir sim Milly, a adaptação e o livro são como água e vinho, ambos líquidos (possuem dinossauros) mas as semelhanças acabam aí

      Excluir



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...