segunda-feira, 12 de março de 2018

40 breves resenhas

  Oi povo, a um tempo vi um vídeo no YouTube chamado tantas resenhas em tantos minutos, e como tem alguns livros que li a certo tempo e não comentei sobre eles aqui resolvi fazer algo parecido, por mais que eu não goste do termo resenha, porque ele não se aplica ao que faço aqui, se aplica muito menos ao que vou fazer hoje, mas é uma forma de vocês terem uma ideia do que achei de certos livros.

O Capote - Nikolai Gógol




  Na realidade é um conto, com uma situação aparentemente banal, mas que transita entre o absurdo e o cômico, com um pezinho no melodrama.






O Sexto Homem - David Baldacci



  Continuação de Traição em Família, onde o autor cria personagens desumanamente inteligentes e mostra criminosos dispostos a usá-las.






Aurora Boreal - Asa Larsson


  Releitura, inclusive tem uma opinião do início do blog.
  Um rapaz é considerado santo por ter passado por uma espécie de ressurreição, ele é assassinado dentro da igreja, e uma ex-namorada, hoje detetive, resolve investigar e... não acaba muito bem...




A Paixão Segundo G.H. - Clarice Lispector


  Meu primeiro contato com a autora, causou desconforto, fluxo de consciência e consumo de animais asquerosos me deixam desconfortável até hoje ao lembrar do livro, ele é forte e fala sobre muita coisa.





O Evangelho Maltrapilho - Brennan Manning


  Um relato lindo sobre a Graça divina, como não a merecemos e por isso não a entendemos e muitas vezes deixamos de aceitá-la, mas se fosse diferente não se chamaria graça.





Comando Tribulação - Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins


  Continuação de Deixados Para Trás, onde o Anticristo é revelado, As Testemunhas são apresentadas e o acordo com Israel é o assunto principal da trama.






A visita cruel do tempo - Jennifer Egan


  Várias pequenas histórias interligadas mostrando que o tempo não para pra ninguém, uma ideia genial mas que não me agradou em sua execução, personagens irritantes que mesmo vivenciando o realidade do título várias vezes não deram importância ou não demonstraram amadurecimento.




Ser Homem - Fabrini Viguier


  Um livro que, apesar de não trazer muita novidade, vale a leitura, e que eu teria aproveitado melhor se fosse o público alvo, por completo, homens casados e com filhos...





Ouça a Canção do Vento E Pinball. 1973 - Haruki Murakami


  Uma edição de cair o queixo que compila as duas primeiras histórias do autor, que apesar de mostrar que ele tinha futuro e já ter traços de sua narrativa singular são extremamente nonsense.





O Brasil Tem Cura - Rachel Sheherazade


  Uma súplica coerente, bem embasada e perfeitamente descritiva que diz: Seja você a mudança que quer ver no mundo.






Senhor Das Moscas - Willian Golding


  Um livro que, apesar de eu reconhecer sua importância, não consigo decidir se realmente gosto dele. Mostra toda a crueza da natureza humana, sede de poder, necessidade de guia e os perigos de se deixar ser levado pelo medo, além da selvageria intrínseca a cada um.




Cristianismo Puro e Simples - C.S. Lewis


  Transcrição de palestras radiofônicas onde o autor explica, como um leigo recém convertido, o que é o cristianismo com base em sua experiência pessoal, um relato apaixonado sobre uma transformação genuína.





Longe de Deus - Pedro H. M. de Freitas


  Um convite à autoanálise, para vermos quão longe estamos de Deus e o que tem nos distanciado e diminuído a nossa sede por comunhão.






E não Sobrou Nenhum - Agatha Chritie


  O livro mais genial que já li a autora, um mistério que envolve e intriga até o final, na minha opinião seria um livro perfeito se não tivesse o epílogo, o mistério ficaria com o leitor para sempre.





Jesus Copy - Douglas Gonçalves


  Um convite apaixonado para que sigamos os passos do maior homem que já pisou na Terra, do Homem que criou a Terra.






A Abolição do Homem - C. S. Lewis


  Um livro minúsculo mas que precisarei reler para absorver melhor, fala sobre a escravidão do homem, de como ele padece aos desejos da carne, por mais que isso o destrua.





Ciranda de Pedra - Lygia Fagundes Telles


  Uma experiência de leitura estragada pelo excesso de expectativa. Uma história sobre luta pelo futuro e amadurecimento, sobre feridas da infância e a amargura causada pela mentira e rejeição. E como dar a volta por cima de tudo isso.





Fábrica de Vespas - Iain Banks


  Um livro intragável, que mostra a essência da psicopatia mas tenta dar a ela uma justificativa totalmente irreal, feridas profundas no consciente que atingem níveis difíceis de acreditar, cenas descritivas de causar asco em qualquer ser humano sensato.




Viagem ao Centro da Terra - Jules Verne


  Expectativa demais para emoção de menos, vale por ser um precursor do gênero e realmente ser imaginativo, mas a narrativa é enfadonha e arrastada, demora páginas e páginas para acontecer algo minimamente interessante.





Vitória - Joseph Conrad



  Um livro de narrativa densa mas que mesmo assim consegue manter o leitor interessado, uma história instigante e fabulosa, com aventura, suspense, ação, romance e até uns toques cômicos.





A Vida Crucificada - A. W. Tozer


  Um livro que todo cristão deveria ler. Mostra a importância de renunciar a si mesmo para que possamos nos achegar a Cristo, desmente o velho "evangelho cor-de-rosa" que diz que seguir a Cristo é fazer dele seu officeboy.





Jogada Mortal - Harlan Coben


  Outro livro misterioso do Coben. Uma atleta que caiu em desgraça procura o protagonista e ele não dá muita atenção, e ela morre. O passado de vários personagens é trazido à tona e mostra como estão interligados, não é, nem de longe, o melhor livro que li do autor, mas ainda assim merece ser lido.




Dom Casmurro - Machado de Assis


  Um livro que muito me surpreendeu pela fluidez da narrativa e por ser tão envolvente, como não existe spoiler para Dom Casmurro vou deixar meu parecer sobre o final, Capitu não traiu mas Bentinho perdeu completamente o juízo mesmo assim.




Pseudônimo Mr. Queen - Loraine Pivatto


  Supondo que o mundo realmente tivesse acabado em 21/12/2012, a autora cria uma utopia bem maluca onde a nova sociedade é obrigada por "uma força superior" a dar certo, ainda assim eles conseguem estragar, se não tudo, uma boa parte.





O Retrato Oval - Edgar Allan Poe



  Meu primeiro audiobook. Valeu por causa disso, não é a coisa mais sensacional que já li do autor, mais uma vez ele trata sobre a obsessão humana.






Os Meninos da Rua Paulo - Ferenc Molnár


  Um livro que consegue ser lindo, triste e nostálgico, que permite que o leitor tenha experiências diferentes dependendo da ótica com a qual o lê. Mostra a lealdade entre amigos, a seriedade das brincadeiras infantis e a dureza da vida.





Os Segredos Espirituais de Harry Potter - Connie Neal


  Um livro totalmente parcial, como a própria autora admite, que faz paralelos para transformar a história de Harry Potter em uma apologia ao cristianismo.






Gente Como a Gente - Max Lucado


  Um livro extremamente bem-humorado que mostra que a diferença não é mérito de força humana, toda transformação significativa tem base na graça e vontade de Deus.





O misterioso caso de styles - Agatha Christie


  O primeiro livro da autora, salvo engano, me agradou mais do que eu esperava, apesar de se perder um pouco em reviravoltas no final.






Colcha de retalhos - Brennan Manning


  Uma bela fábula que ilustra muito bem a vida de muitos de nós, onde temos experiências com Deus e conhecemos a Cristo mas com o passar do tempo deixamos a chama, antes tão intensa, fraquejar. E mesmo assim Ele continua disposto a nos reconciliar.




Cinco Pontos - John Piper


  O autor usa de um método de apontamentos para mostrar a trilha da salvação, o processo de transformação do ser humano, e mostra que nada depende de nós, tudo vem dEle, existe por causa Dele e é feito para Ele.





Por Trás da Mágica - Marcelo Ruibardon


  Um conto curtíssimo que se tivesse lido a uns anos atrás teria aproveitado muito mais, sobre o que há de oculto no oculto, uma fantasia de horror que mostra a decadência de alguém que foi usado por forças... sombrias.





O Adulto - Gillian Flynn


  Uma história sobre aproveitadores e as voltas que a vida dá, a autora deixa o leitor em dúvida por boa parte da narrativa sobre se há ou não algo de sobrenatural acontecendo, me decepcionei um pouco com o final, mas acho que vale a leitura.





Ventania - Alcione Araújo


  Um livro que não atingiu minhas expectativas mas que consigo reconhecer o valor, uma história sobre amadurecimento e amor pelos livros, sobre superação de preconceitos e lutar pelo que quer.





Quando Os Anjos Silenciaram - Max Lucado


  Uma análise minuciosa sobre a última semana de Jesus antes da crucificação, o autor se aprofunda nos eventos e mostra um significado em cada um deles, significado esse que eu, pelo menos, nunca tinha percebido.





O poder através da oração - E. M. Bounds


  Um livro forte que mostra que, como já dizia Cassiane, oração é alimento, mas é alimento para nós, nossa oração é ineficaz porque não a temos como costume, repetir palavras decoradas, orar por 20 segundos antes de comer ou dormir é uma ofensa ao que a oração realmente significa.




O Obstinado Amor de Deus - Brennan Manning


  Outro livro que vou precisar reler. Uma frase dele me deixou encucado, tanto que todo resto sumiu no turbilhão que essa frase me pôs "Não existe contato neutro, quando você não está transmitindo vida, você está sugando a vida do outro."





A vida de C. S. Lewis - Alister McGrath


  Uma biografia excepcional, o autor disseca a vida daquele que foi considerado "o mais relutante dos convertidos" e nos mostra o porquê dessa alcunha, também nos mostra as lutas, conquistas e injustiças pelas quais o criador de Nárnia passou. Terminamos o livro com um novo respeito por ele.




A Dor da Lembrança - Marcelo Ruibardon


  Outro conto curto, sobre a dor da perda e tudo que ela acarreta, sobre a impotência diante da morte e sobre a necessidade da vida de seguir.






A Ascensão dos Nove - Pittacus Lore


  A sequencia de O Poder dos Seis traz outra batalha grandiosa e em um nível muito maior do que a mostrada no primeiro livro, o primeiro confronto com o principal inimigo do povo de Lorien é mostrado e fica claro que será difícil.





  E é isso povo, ufa. Foi mais cansativo do que imaginei kkk

2 comentários:

  1. Eita noís! Estou lendo ainda, mas já deixo um parecer que gostei da ideia.

    Pseudônimo Mr. Queen - Loraine Pivatto - Não consegui ler, abandonei em um terço, o que pegou bem mal por causa do tour, masss..

    Que legal vc leu Cinco Pontos.

    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pseudônimo Mr. Queen deve ser incrível para os aficionados por música, valeu a leitura, mas confesso que me arrastei bastante e senti falta de algumas explicações.
      Gostei bastante de Cinco Pontos, mas ainda quero ler mais coisas do Piper pra formar melhor uma opinião sobre ele

      Excluir



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...