terça-feira, 23 de junho de 2020

[Opinião] O Hobbit - J. R. R. Tolkien #285

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: WMF Martins Fontes

N° de Páginas: 328

Quote:
"É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar."

Sinopse:
  Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

Opinião:
  Enfim, chegou o dia do meu apedrejamento, hehe.
  Quem me acompanha mais de perto sabe da minha saga com esse livro, e sabe que ele ficou bem aquém do que eu esperava, figurando assim, na lista de decepções de 2019.
  Eu sei de toda a importância que o livro tem e reconheço que é uma aventura bacana, mas eu esperava mais, beeem mais.
  A verdade é que não sei explicar exatamente o que me desagradou nesse livro, cheguei a pensar que foi a narrativa meio infantil, mas não acho que seja o caso, eu sabia se tratar de um livro escrito para crianças, não fui pego de surpresa. E Nárnia tem uma narrativa bem mais infantilizada e não tive problema com ele, mesmo sendo pego de surpresa.
  Cheguei a pensar que fosse o andamento episódico da história, mas também não acho que seja o caso, já que diversos livros são episódicos, alguns de forma até mais acentuada, e não me incomodam por isso.
  Pensei que talvez fosse a construção dos personagens, mas isso é ridículo, os personagens são muito bem construídos (pelo menos Bilbo e Gandalf, o resto, a bem da verdade, não têm grande importância), inclusive gostei muito da personalidade do Bilbo (e super me identifiquei com sua ânsia de ficar em casa e comer bem), e achei várias passagens com Gandalf divertidíssimas, inclusive suas entradas e saídas à lá Mestre dos Magos.
  Devo admitir também que o livro cresceu bastante depois da leitura, mas ele está bem longe de alcançar os patamares épicos que eu esperava, considerando tanta estima que vejo ser dispensada à ele.
  Em suma, não acho que o problema seja realmente o livro, talvez o momento da vida em que o li, e com certeza o excesso de expectativas prejudicaram minha experiência, ele também ficará na pilha de releituras... para algum dia, em um futuro bem distante.
  Admito também que meu maior interesse de ingressar na Terra Média foi para pegar eventuais referências na saga da Torre Negra, afinal Stephen King fala para quem quiser ouvir que seu universo fantástico é uma mistura de Terra Média com Velho Oeste (que, inclusive, adoro), mas quando eu fizer a postagem para o próximo livro da saga eu falo sobre isso, se eu lembrar...
  Enfim... não sou eu que vou dizer que esse livro não merece a fama que possui, mas sou eu que vou dizer o óbvio: não é porque o livro é amado por muitos que será amado por você.

Foto -Sir John Ronald Reuel Tolkien

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...