domingo, 3 de maio de 2020

[Opinião] Todos Nós Adorávamos Caubóis - Carol Bensimon #272

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
https://www.skoob.com.br/todos-nos-adoravamos-caubois-350104ed393004.html
Editora: Companhia das Letras

N° de Páginas: 192

Quote:

"Tirei a roupa, coloquei uma camiseta velha e tentei me acomodar como pude. Fiquei assistindo. Um duelo. Um romance. Um deserto. [...] Todos nós adorávamos caubóis."

Sinopse:
  Cora e Julia não se falam há alguns anos. A intensa relação do tempo da faculdade acabou de uma maneira estranha, com a partida repentina de Julia para Montreal. Cora, pouco depois, matricula-se em um curso de moda em Paris. Em uma noite de inverno do hemisfério norte, as duas retomam contato e decidem se reencontrar em sua terra natal, o extremo sul do Brasil, para enfim realizarem uma viagem de carro há muito planejada. Nas colônias italianas da serra, na paisagem desolada do pampa, em uma cidade-fantasma no coração do Rio Grande do Sul, o convívio das duas garotas vai se enredando a seu passado em comum e seus conflitos particulares: enquanto Cora precisa lidar com o fato de que seu pai, casado com uma mulher muito mais jovem, vai ter um segundo filho, Julia anda às voltas com um ex-namorado americano e um trauma de infância.  Todos nós adorávamos caubóis é uma road novel de um tipo peculiar; as personagens vagam como forasteiras na própria terra onde nasceram, tentando compreender sua identidade. Narrada pela bela e deslocada Cora, essa viagem ganha contornos de sarcasmo, pós-feminismo e drama. É uma jornada que acontece para frente e para trás, entre lembranças dos anos 1990, fragmentos da vida em Paris e a promessa de liberdade que as vastas paisagens do sul do país trazem. Um western cuja heroína usa botas Doc Martens.

Opinião:
  Então... não sei direito como começar.
  Já faz um tempo que tenho curiosidade de ler algo dessa autora, desde que ela foi curadora da TAG, em dezembro de 2017, nessa mesma época coloque no kindle este livro além de Pó de Parede e do vencedor do Jabuti O Clube dos Jardineiros de Fumaça, mas enrolei esses quase dois anos para ler alguma coisa da Carol, e só o fiz porque esse livro também foi enviado pela TAG, em agosto desse ano, minha vontade de lê-lo reacendeu e resolvi fazer isso logo.
  Minha experiência com o livro foi bem diferente do que eu esperava, mas admito que não sabia muito bem o que esperar dele...
  Aqui conhecemos Cora e Julia, Cora é filha de um bem-sucedido otorrinolaringologista que só soube o que era dificuldade financeira de ouvir falar, é ela que vai narrar a história, história que anda com um pé no passado e um no presente, a história é a volta de Cora para o Brasil, já que ela cursa moda em Paris, ela tem seus trabalhinhos de garçonete nas horas vagas mas basicamente é mantida pelo pai, que inclusive paga sua passagem para que ela esteja presente quando o irmãozinho dela nascer. Júlia é uma pessoa muito mais agradável do que Cora, apesar de não saber direito quem é, o que quer, do que gosta, no que acredita ou para onde vai, quando conheceu Cora, anos atrás, morava em uma espécie de pensionato de freiras, elas criam uma amizade e falam sobre uma viagem meio que sem rumo pelo Rio Grande do Sul, elas acabam indo uma morar na França e a outra no Canadá, até que o pai de Cora se casa com uma mulher quase da idade da própria filha, engravida ela e chama a filha para conhecer o irmãozinho no dia do nascimento, como já disse acima. Nessa vinda para o Brasil a dita viagem há tanto comentada mas jamais levada a cabo finalmente vai acontecer.
  Enquanto elas viajam pelo estado gaúcho elas lembram da vida e ficam pensando nos rumos tomados. A história em si é até bacana, mas as garotas, em especial Cora, tem uma personalidade detestável, tá, não detestável, mas bastante desagradável. os dramas e dificuldades pelas quais passam me pareciam aqueles vídeos do youtube com título de "White girl problem" sabe?
 Enfim, a autora me deixou com uma pulga atrás da orelha imaginando que ela ela tem potencial para fazer algo bom, mas que não fez isso aqui (inclusive o título é meio desconexo da história, é colocado de forma meio forçada e despropositada no final), mas por mais que não tenha achado esse livro grandes coisas, fiquei curioso para ler outros da autora, como disse tenho outras obras dela no kindle, e espero fazer a leitura em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...