quarta-feira, 2 de setembro de 2020

[Opinião] O Curioso Caso de Benjamin Button - Francis Scott Fitgerald #300

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Presença

N° de Páginas: 80

Quote:
"Tudo é passageiro. E do fim, não se escapa"

Sinopse:
  Na gênese deste cnto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e o pior no fim. Assim nasceu Benjamin Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefação de todos os envolvidos, o "pequeno" Benjamin vem ao mundo com a aparência,  o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos... 

Opinião:
  Acho que todo mundo conhece essa história, até mesmo quem nunca assistiu ao filme sabe da premissa do bebê que nasce velho e vai rejuvenescendo ao longo da vida.

  Agora, mesmo que você conheça, sou obrigado a deixar claro que, a experiência da leitura é única. Diferente do filme, Benjamin não foi abandonado e nem nasceu do tamanho de um bebê normal, ele nasce não apenas com a aparência de um idoso, mas também com o tamanho e temperamento. Coitada da mãe dele, inclusive.
  É uma história curta, mas bastante profunda, ao mesmo tempo mostrando a necessidade que os idosos possuem de cuidado, mesmo que, às vezes, eles insistam que não. A importância da maturidade nos relacionamentos e como o fim e o começo da vida são mais parecidos do que gostaríamos de admitir.
  É também uma história de descaso, de senilidade, mesmo que ilustrada de forma diferente da natural, de como as pessoas vão perdendo seu valor diante das outras enquanto suas capacidades cognitivas também se esvaem lentamente.
  Além de tudo isso, é também uma amostra de como o relacionamento entre pais e filhos muda no decorrer da vida e como muitas vezes a verdade é escondida para evitar embaraços.
  É uma história curta, mas incrivelmente profunda, bem escrita e envolvente.

2 comentários:

  1. Interessante... Eu lembro que não gostei muuuito do filme, mas ler sua resenha despertou curiosidade sobre o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dafne! Então, eu não lembro muita coisa do filme, mas lembro que ela é bem lento e o romance me chateou um pouco, até a parte do romance é muito melhor no conto, e o autor escreve muito bem

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...