sábado, 31 de outubro de 2020

[Opinião] O Inimigo de Deus - Bernard Cornwell #311

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Record

N° de Páginas: 518

Quote:

“Aquele verão, do modo como agora aprendemos a contar as voltas do sol, aconteceu 495 anos depois do nascimento de Cristo, e foi uma estação bela, cheia de sol. (…) e Dummonia estava em paz. Lembro que também foi um verão de sofrimento absoluto. Porque foi o verão de Tristan e Isolda”

Sinopse:
  Cornwell desenha um Arthur familiar e desconhecido - ele é apenas um dos muitos filhos ilegítimos de Uther Pendragon e sem o menor interesse em se tornar rei -, ao mesmo tempo que revela locais e personagens esperados: Merlin, Guinevere, Lancelot, Galahad e a Távola Redonda.
  Um dos mais importantes autores britânicos da atualidade, Cornwell já foi traduzido para mais de dezesseis línguas e suas novelas alcançaram rapidamente o topo das listas dos mais vendidos: foram milhões de exemplares em todo mundo. A chave de seu sucesso está na criteriosa pesquisa histórica e na narrativa envolvente com a qual Cornwell disseca a vida de seus personagens. A partir de novos fatos e descobertas arqueológicas, Bernard Cornwell retrata em O INIMIGO DE DEUS o maior de todos os heróis britânicos como um poderoso guerreiro que luta contra os saxões para manter unida a Britânia, no século V, no rastro da saída dos romanos. 
  Após vencer inimigos externos e internos, defendendo o trono que deverá ser ocupado por seu sobrinho Mordred, legítimo sucessor de Uther, é a hora de Artur se preocupar em unificar o reino. Mas os conflitos religiosos entre druidas e cristãos parecem mais ameaçadores do que hordas de saxões sequiosos por terras e colheitas. Em contraponto com a sensatez de Artur, surge um Merlin capaz de tudo para resgatar a velha magia da Britânia e reunificar a ilha com seus antigos deuses. Mas Artur só acredita na lei e em juramentos, tornando-se rapidamente o inimigo de todos os fanáticos religiosos. Tendo por narrador Derfel, um guerreiro saxão criado entre bretões e que rapidamente se torna o braço direito de Artur, O INIMIGO DE DEUS segue uma busca por relíquias sagradas, encantos e truques, em meio a batalhas sangrentas e traições. Como a de Lancelot, que tenta usurpar a coroa e o coração da rainha.

Opinião:
  Já vi gente falando que este livro é muito parado... mas também preciso dizer que li este livro em dois dias, e sim, eu costumo ler rápido... mas é a primeira vez que leio mais de 500 páginas em um período tão curto.
  Se você já leu O Rei do Inverno, este livro prossegue do ponto de onde aquele parou... com Merlin em busca do Caldeirão que é um dos Tesouros a Britânia. Dentre a busca e um conflito entre cristianismo e paganismo passamos boa parte do livro... inclusive, sempre achei que o inimigo de Deus do título se referisse ao Merlin, por motivos óbvios, mas Artur recebe essa alcunha depois de certo feito.
  Neste livro temos também, como você pode ter suposto pelo quote destacado nesta postagem, a história de Tristão e Isolda, a famosa história que permeia os mitos arturianos, eu conhecia a história? Não, mas gostei bastante de toda a problemática que ela trouxe para o decorrer da história principal, principalmente no relacionamento entre Derfel e Artur, algumas coisas que eu conhecia dos mitos, envolvendo Lancelot e Guinevere também acontecem aqui, de uma forma diferente da que eu esperava, mas o resultado é basicamente o mesmo.
  Um outro destaque para este livro, é logo no começo, quando acompanhamos uma caçada na qual vários personagens participam, é uma passagem interessante pois o autor conseguiu, com uma situação aparentemente trivial, mostrar muito do que tem no íntimo de cada personagem.
  É, sem dúvida, o meu livro favorito da trilogia, com um ritmo que vai crescendo e da metade pro final ser simplesmente impossível de largar, o final nos deixa com certo desespero para conferir logo o que acontecerá em seguida, já li o terceiro livro e logo venho compartilhar aqui o que achei dele.
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...