terça-feira, 15 de dezembro de 2020

[Opinião] Nada - Carmen Laforet #323

Editora: Alfaguara (edição especial TAG: Experiências Literárias)

N° de Páginas: 280

Quote:


Sinopse:
  Andrea é uma jovem solitária que, depois da Guerra Civil Espanhola, muda-se para Barcelona para morar na casa da avó e cursar a faculdade de Letras. Ela chega à cidade cheia de expectativas, mas a realidade a assusta logo no primeiro dia, ao ter contato com a família. Na faculdade, ela tem poucos conhecidos e vive num clima de falsas aparências, em que as pessoas escondem suas verdadeiras intenções. Em meio a escândalos e intrigas, Andrea terá de aprender a viver e, quem sabe, encontrar a felicidade.

Opinião:
 Nada.
 Um bom título para uma história que não fala de nada...
  Assim sendo, nada tenho a declarar.


  Brincadeira, apesar de achar que seria uma postagem realmente singular se deixasse so com isso hehe
  Em Nada acompanhamos Andrea, uma jovem órfã que vai morar na casa dos tios em Barcelona, logo após o fim da Guerra Civil Espanhola.
  Pra começar é interessante o período no qual a autora, que na época tinha 20 e poucos anos, resolveu ambientar sua história. Você vê sente nas de livros se passando durante guerras, mas muito pouco sobre o período logo após as mesmas. Pensando aqui, só consigo lembrar de A Luz Entre Oceanos que se passa logo após o término da Pimeira Grande Guerra. 
  Pelo fato de a Guerra ser um acontecimento recente podemos ver, nos diferentes personagens, as diferentes formas de como o evento impactou o povo. A casa na qual Andrea chega é meio sombria, assim como seus moradores, uns mais convidativos que os demais, mas todos meio ariscos.
  Sendo sincero não é um livro que me arrebatou e me deixou encantado com seu enredo, ppersonagens ou narrativa. É um livro que, com o perdão da bravata, não me fez sentir nada. É uma história facilmente esquecível, assim como muitas vezes o período de recuperação de desastres é esquecido...
  Pensando bem, talvez isso possa até contar a favor do livro... ninguém se importa com o que vem depois de grandes eventos. Houve a Guerra, fulano ganhou, acabou a história. O casal luta pra ficar junto, eles finalmente conseguem e se casam: acabou a história...
  Enfim, não chega a ser um livro ruim, só o achei meio insosso e sem propósito. 
  Lendo a breve biografia da autora que tem no skoob achei interessante o fato de ela também ter ido morar com parentes em Barcelona depois que a Guerra Civil terminou... apenas uma curiosidade para complementar hehe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...