quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

[Opinião] Orgulho e Preconceito - Jane Austen #390

Compre pela Amazon
Editora: Penguin Companhia

N° de Páginas: 576

Quote:
"São muitos os meus defeitos, mas nenhum de compreensão, espero. Quanto a meu temperamento, não respondo por ele. É, segundo creio, um pouco ríspido demais… para a conveniência das pessoas. Não esqueço com facilidade tanto os disparates e vícios dos outros como as ofensas praticadas contra mim. Meus sentimentos não se manifestam por qualquer coisa. Meu temperamento poderia talvez ser classificado de vingativo. Minha opinião, uma vez perdida, fica perdida para sempre."

Opinião:
  Tenho pensado em mudar o estilo dessas postagens, principalmente porque as fotos dos livros tem sumido nas postagens mais antigas, mas vou deixar pra fazer isso a partir da opinião n° 401.
  Enfim... sobre Jane Austen: participei de uma leitura coletiva no ano passado do livro Razão e Sensibilidade, mas aquele livro não me pegou, tanto que está lá na estante sem ter sido terminado, o que me desanimou um pouco a ler outras coisas da autora, mas várias pessoas me disseram que este era melhor, inclusive a Michelly Santos, organizadora da leitura coletiva supracitada, disse que Razão e Sensibilidade era o livro que ela menos gostou da autora. E como este ano estou participando do Clube MSL, onde a Michelly dá aulas sobre obras selecionadas, a primeira deste ano era justamente este livro, então fui ler. e a Experiência foi bem melhor do que eu esperava, parte disso, sem dúvida, devido as aulas da Michelly que me fizeram absorver muito melhor a história.
  Não vou me ater muito ao enredo do livro, já que é um clássico amado e famoso que todo mundo já conhece, nem que seja pelo filme... nunca vi o filme, e nunca tinha lido o livro, mesmo assim já conhecia o enredo, então não tive lá grandes surpresas, inclusive algumas passagens já me eram conhecidas.
  Acredito, inclusive, que não tenho grandes acréscimos a fazer, afinal não quero trazer tudo que vi nas aulas, além de ser um conteúdo bem mais profundo ao que me proponho a fazer por aqui não quero dar spoilers, apesar de a história já ser bastante conhecida.
  Mas como o nome sugere, é uma história sobre conceitos pré-concebidos, que, neste caso, não condizem completamente com a realidade, colocando em xeque a velha máxima de que a primeira impressão é a que fica. além do orgulho representado pelas personagens cheias de si que se acham superiores as demais.
  Uma história envolvente e cheia de bom humor e situações inusitadas que divertem o leitor, que vale muito a leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...