sábado, 14 de janeiro de 2023

[Opinião] Em Busca de Sentido - Viktor E. Frankl #389

Compre pela Amazon 

Editora: Vozes

N° de Páginas: 175

Quote:
"Jamais vou esquecer certa noite em que fui acordado pelo companheiro que dormia ao meu lado a gemer e revolver-se, evidentemente sob o efeito de algum pesadelo horrível. Quero observar de antemão que pessoalmente sempre tive pena de pessoas torturadas por angustiosos pesadelos ou fantasias. Por isso eu já estava prestes a acordar o pobre companheiro atormentado pelo pesadelo. Neste instante, assustei-me do meu propósito e retirei a minha mão que já ia despertar o companheiro do seu sonho. Pois, naquele momento, me conscientizei com muita nitidez de que nem mesmo o sonho mais terrível poderia ser tão ruim como a realidade que nos cercava ali no campo; e eu estava prestes a chamar alguém de volta para a experiência desperta e consciente desta realidade..."

Opinião:
  Fazia algum tempo que vinha querendo ler este livro, mesmo que tenha certa gastura de livros que abordam a Segunda Guerra. A oportunidade surgiu quando o livro de janeiro do desafio MSL deste ano era um livro de não-ficção que se propusesse a ensinar algo. Qual escolha melhor? Tá, algumas, mas nenhuma que eu quisesse tanto ler.
  Um amigo havia me presenteado com este livro e já o peguei para ler, juntando todas as oportunidades de fazê-lo que já mencionei...
  Aqui o autor vai contar, a princípio, sobre suas experiências em campos de concentração onde ficou preso durante a Segunda Guerra, e todos os horrores que presenciou e sofreu. A diferença daqui para outros tantos livros com essa premissa é que o autor conta tudo de uma forma quase poética, sem sentimentalismo exagerado, ele consegue passar os horrores mas com um ar de superação, afinal, sabemos que tudo o que ele está dizendo está em seu passado e a forma como ele narra estes acontecimentos mostram uma pessoa bem resolvida e, na medida do possível, sem sequelas psicológicas dessas experiências.
  O livro foi escrito logo após o fim da guerra e em poucos dias, o autor diz que não tinha a intenção de assinar o livro, a princípio, mas acabou percebendo que seria melhor se o fizesse. Como um médico psiquiatra ele vai falar bastante sobre como a mente humana se adapta aos piores horrores presenciados e os níveis de "costume", como as pessoas vão perdendo traços importantes de personalidade quando são tratadas como seres inferiores, como a simpatia, revolta ou empatia vão se perdendo para dar lugar a um extinto de auto preservação ou, em alguns casos, a desistência e a vontade de morrer para que todo aquele sofrimento tenha, enfim, um fim.
  Como criador da logoterapia, baseada em suas experiências e estudos sobre a mente humana, também conhecida como terceira escola vienense de psicoterapia, o autor fala bastante sobre isso, dando exemplos e explicando no que consiste esse então, novo tipo de estudo da mente. E termina nos dando exemplos de coisas que nos fazem enxergar sentido nas lutas, nas dificuldades, na vida...
  É um livro muito bonito, mesmo com todos os relatos tenebrosos que apresenta, escrito com responsabilidade e, em vários momentos, de forma realmente bela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...