quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

[Opinião] As Bruxas de Bass Rock - Evie Wyld #388

Compre pela Amazon 

Editora: Darkside Books

N° de Páginas: 376

Quote: 
"Ruth ficava tensa quando Peter falava de sua falta de fé. Era como se ele decidisse ficar para trás em uma ilha, bebendo gim alegremente embaixo de uma palmeira, enquanto ela e quase todos os conhecidos iam embora de barco."

Opinião:
  Depois de alguns anos sem ler nada dessa autora que me encantou quando li Onde Cantam os Pássaros, vi que este livro tinha sido lançado. Apesar de ter achado a capa meio méh e não ter gostado do título, inclusive, o título original é apenas The Bass Rock, o que seria muito melhor, já que não temos bruxas, exatamente...
  Enfim, apesar de tudo que me repeliu a autora me atraiu, e fui ler essa obra.
  Considerando a forma que o outro livro da autora é narrado, eu fui preparado pra ser surpreendido aqui, a primeira coisa que percebi é que o artifício que ela usou lá não foi usado aqui, o que é ótimo... uma vez genial, duas vezes, preguiça.
  Aqui acompanhamos 3 tempos diferentes, uma em 1800 e qualquer coisa, onde vemos uma pequena vila onde o... vamos chamar de sacerdote, salva uma menina ruiva de ser morta por ser considerada uma bruxa, os motivos dessa acusação eram os que normalmente usavam, ela vivia na floresta com a mãe, era incrivelmente bonita, ruiva, sabia das propriedades das plantas... no decorrer da história vemos que tem algo a mais, meio estranho mesmo, com essa menina, mas esta é a linha do tempo na qual ficaremos menos tempo.
  As duas linhas temporais mais retratadas no livro são as da Ruth, que acabou de perder uma gravidez e isso vai perturbá-la o livro todo, mesmo que ela pense, em determinado momento, que foi melhor assim. A ligação de Ruth com a menina da linha temporal mais antiga é que Ruth ora em uma casa no litoral, de onde pode ver a ilha de Bass Rock, e essa casa é... meio que assombrada pelo fantasma dessa menina, mas é uma assombração bem levinha, é meio que só a presença dela mesmo, ela nem chega a ser vista, realmente... esta foi de longe minha linha temporal favorita.
  A terceira linha do tempo é a da Viviane, neta de Ruth, e vai se passar, principalmente, na mesma casa onde acompanhamos a Ruth, já que Viviane está, no começo da história, fazendo o inventário do que tem nessa casa, pois ela será posta a venda.
  Focando mais nas linhas temporais mais interessantes (Ruth e Viviane), na de Ruth vemos os problemas de socialização, choques culturais, de crenças e, principalmente, os problemas de confiança e a desestruturação de um casamento, principalmente porque Ruth se casou com um viúvo que já tinha dois filhos, e como já disse, ela perdeu a gravidez... e ainda tem a questão do casamento que parece estar ruindo... o que é outra pegada genial dessa linha temporal, uma das coisas mais interessantes do livro é a questão psicológica de Ruth, em vários momentos vamos ficar em dúvida sobre a sanidade de Ruth, o que nos faz questionar se as situações pelas quais ela está sofrendo são reais ou apenas alucinações da cabeça dela.
  Viviane é a personificação de passiva depressiva, está próxima dos 40 anos, solteira e desinteressada de tudo e todos, do tipo que tira a meia e deixa jogada no meio da sala, derruba um pacote de farinha e não se importa de limpar, deixa a louça criando todo um eco-sistema na pia... ou no quarto... enfim, é interessante acompanharmos isso para ver o desenvolvimento dessa personagem sem um pingo de amor próprio ou disposição para fazer sua vida andar. Além de ficarmos uma boa parte da leitura tentando construir a árvore genealógica que a liga a Ruth, além de todas as histórias contadas entre as personagens falando sobre o tempo que Ruth era viva.
  A narrativa da autora segue sendo envolvente e maravilhosa. Meus problemas com este livro foi que, em vários momentos, ele tem um apelo feminista, o que faria sentido se fosse no tempo de Viviane, que é a linha temporal mais recente, mas vemos um bom pouco disso na linha temporal de 1800 e bolinha, posso dizer que é até onde mais vemos isso.
  O final do livro não foi dos mais gratificantes, mas foram histórias muito boas de acompanhar e uma leitura que nos envolve quase 100% do tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...