segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

[Opinião] O Enigma de Andrômeda - Michael Crichton #398

 Compre pela Amazon

Editora: Aleph

N° de Páginas: 294

Quote:
"Devo concluir que o primeiro contato com vida extraterrestre será determinado pelas probabilidades conhecidas de diferenciação das espécies. É um fato inegável que organismos complexos são raros na Terra, ao passo que organismos simples florescem em abundância. Existem apenas algumas espécies de bactérias e milhares de insetos. Existem apenas algumas espécies de primatas, e somente quatro de grandes macacos. Existe apenas uma espécie de homem."

Opinião:
  Fazia muito tempo que vinha querendo ler mais alguma coisa desse autor que gosto tanto, mas vinha postergando, um pouco pelo medo de que os livros dele que não tivessem nada a ver com dinossauros não fossem tão bons quanto a duologia de Jurassic Park ou Dentes de Dragão, fico feliz em comunicar, para quem compartilha este medo, que este livro me lembrou muito o primeiro de Jurassic Park, inclusive no quesito de qualidade.
  Não é o livro mais acelerado do mundo, começa com um satélite caindo em uma cidadezinha isolada e levando todos os seus habitantes à morte, exceto por um velho e um bebê recém nascido. O governo envia uma equipe para averiguar e eles descobrem que não foi, seja lá o que estava no satélite, algumas pessoas cometeram suicídio, de formas medonhas inclusive, seja por efeito do que matou os outros, ou pelo desespero de ver todo mundo morrendo nossas personagens não sabem.
  a partir daí o livro vai se passar quase que completamente dentro de um laboratório militar, com nossos protagonistas tentando descobrir o que é que está (ou estava) dentro do satélite e matou quase todos, e por que o idoso e o bebê são os únicos sobreviventes.
  Falando assim parece uma história super enfadonha, mas não, o autor consegue nos manter na expectativa da descoberta, ele coloca um suspense e um sentimento de urgência que toma posse do leitor conforme a história avança e chega a um ápice de tensão narrado com tanta maestria que nos deixa suando enquanto acompanhamos o desenrolar da narrativa.
  É um livro profundamente científico, o autor usa e abusa de seus conhecimentos como médico formado para falar de biologia e química de forma didática e, ao mesmo tempo, muito interessante.
  Foi um livro que superou as expectativas, que não eram baixas, li ele logo depois de terminar Guerra dos Mundos, do H. G. Wells, e me obrigo a dizer que este é um livro muito mais envolvente e memorável que aquele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...