terça-feira, 29 de abril de 2014

[Opinião] O Grande Gatsby - Francis Scott Fitzgerald #68

Editora:Boa pergunta, na capa está Atalaia e Record, já no Skoob diz que é Best Bolso, apesar de não ser Pocket.
N° de Páginas:156
Citação:
"E assim prosseguimos, botes contra a corrente, impelidos incessantemente para o passado."
Sinopse:
  Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.

Opinião:
  Ok, primeiramente queria dizer que o Nick, o narrador da história, deve ser muito frustrado, ele é apenas um espectador da história... isso é triste.
  O melhor do livro é, de longe, a escrita, a história é no máximo bacana, os personagens estão longe de ser um exemplo de boa conduta, uma história cheia de intriga e traição tipo novela da globo, sabe? e por isso não morri de amores pelo livro, já tinha visto o filme a algum tempo, mas como já disse o melhor do livro é a escrita (coisa que, óbvio, não existe no filme).
  Ele traz muitas reflexões boas. Algumas coisas que eu, particularmente, peguei, talvez não tenham sido percebidas por outras pessoas, assim como tenho certeza que deixei muita coisa passar desapercebida. O fato de Gatsby ter dedicado sua vida a realizar um sonho me diz que devemos lutar pelos sonhos, por mais malucos que sejam, mas também temos que ter consciência que nem todo mundo estará disposto a nos ajudar a realizá-lo, e também que o passado, apesar da frase que destaquei aí em cima, não volta, não importa o quanto lutemos e desejemos isso, quanto mais insistirmos em manter o passado vivo e querer trazê-lo para o presente mais vamos nos frustrar e machucar.
  Em resumo ele é um livro muito bom, nos faz pensar e, apesar de ser clássico tem uma narrativa fácil e deliciosa de ser lida.
as estrelas são vermelhas por causa do sangue :p

6 comentários:

  1. Esse livro está na minha estante pedindo loucamente para ser lido. Que bom vê-lo resenhado por aqui.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai fundo Nina, como eu disse a história não é á essas coisas, mas a escrita do livro é encantadora ;)

      Excluir
  2. Nossa, eu preciso muito ler esse livro, é uma vergonha que ele esteja na minha estante há mais de um ano... Vi o filme, e achei a estória incrível, então acho que vou gostar do livro também.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sem medo Joana ^^
      como disse ele tem uma linguagem muito fácil de se ler e é bem curtinho.

      bjo!

      Excluir
  3. Tá ai um clássico que quero ler antes de morrer. Bom saber que a narrativa é fácil, me animo mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem facinho,
      Mas a história não é lá tão grandiosa quanto dizem

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...