terça-feira, 27 de janeiro de 2015

[Opinião] Oráculo - Superinteressante #109


Editora: Abril

N° de Páginas: 436

Citação:
Porque gostamos de cheiro de livro novo?
Por causa do cérebro. O hipotálamo, parte responsável pelos sentidos, guarda memórias emocionais. Na primeira vez que se sente um cheiro, ele fica associado ao que se pensou na hora. Quem gosta de cheiro de livro novo liga isso à aquisição de conhecimento e ao prazer da boa leitura.
Cheire esta página.
De nada.

Sinopse:
  O Oráculo é o detentor da sapiência infinita, a luz que rasga as trevas da ignorância, o guru deitado eternamente no berço esplêndido do conhecimento. E também é uma da seções mais queridas da SUPER. 
  O Oráculo nasceu em 2009 para responder às perguntas mais inquietantes e criativas dos leitores, com doses iguais de precisão e bom humor. Este livro é a seleção das melhores respostas - reeditadas, revistas e, como sempre, 100% livres de chatice.

Opinião:
  A minha revista favorita é a Super Interessante, e o Oráculo é a minha coluna favorita da revista, então eu não exitei na hora que vi esse livro, tá que o acabamento dele é porco, com uma capa molenga que quase rasga só de olhar pra ele a lombada perdeu boa parte da tinta e as bordas todas se desgastaram, até a da primeira capa que tem orelha, imagina a quarta, que não tem....
  O livro reúne 618 perguntas enviadas por leitores, respondidas com todo o bom humor e um dócil vocabulário equino pelo pessoal da redação da SUPER, que não exita em alfinetar até os aposentos da editora, além das 618 respostas o livro ainda esclarece algumas dúvidas que podem surgir decorrente às respostas que são dadas.
  Algumas perguntas não podem ser descritas de outra forma além de desnecessárias, perguntas de adolescentes que vivem eternamente no cio e envolvem basicamente genitálias e suas funções, e pinguços que só querem saber de pinga, mas em sua maioria são perguntas que fazem jus serem publicadas na revista, e consequentemente no livro.
  O acabamento interno, diferente da capa incrivelmente podre de qualidade decepcionante, é muito bem feito, com um papel mais grosso do que o encontrado na maioria dos livros (colando da última página do livro: é o Chambril Avena 80g/m²) com uma margem gigantesca, páginas coloridas e diversos desenhos.
  Um livro incrível, que só perdeu uma estrelas pelo acabamento externo insuperavelmente porco, nem as perguntas estapafúrdias me fizeram tirar uma estrela mas a capa podre sim.
  Um livro pra você adquirir conhecimento e dar boas risadas.


12 comentários:

  1. Fala Rudi, tudo bom?
    Cara, eu sou louco por esse livro kkkk preciso muito.
    Adorei a quote que vc colocou no inicio da resenha. Tá explicado porque gosto de cheirar livro ^^
    Tenho certeza que é uma leitura muito divertida, principalmente devido as tais perguntas desnecessarias kkkk
    É uma pena que a edição não esteja tão bacana =/ Mas ainda quero muito o livro, gosto muito de adquirir conhecimento de maneira divertida.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da capa porca eu não me arrependo de ter comprado, só acho que não precisava ser 39,90 o livro (conteúdo) é bom mas o livro (objeto) é totalmente descartável, eu poderia dizer que é um metáfora pra mostrar que o conhecimento transpassa barreiras e conforme você vai lendo sua ignorância se desfaz (igual a capa) mas não, foi só mal feito mesmo :p

      Excluir
  2. Oi Rudi, tudo certo?
    Cara, eu gosto da Super, mas só fã da Mundo Estranho, tudo bem que ME surgiu de uma matéria da SUPER, então ela é filha da Super, o que me leva a acreditar que... Ok, as duas são muito boas!
    A cada post seu humor está mais ácido hein Rudi?! kkkk, mas é sério gosto da sua sinceridade e do seu bom humor, deixa a leitura mais dinâmica e divertida e só não compro esse livro porque a ME lançou a dela esse mês, haha.
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que a ME também ia lançar um livro do tipo, vou ver se acho, queira Deus que a edição deles seja mais caprichada.
      Eu? Humor ácido? Nunca notei :p

      Excluir
  3. Olá!
    Eu também curto muito a Super Interessante, e me divirto muito com o Oráculo.
    Apesar de suas críticas ao livro, nao posso deixar de adquiri-lo.

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fundo Sávio, o livro é ótimo, só a capa não presta, mas não vamos julgar um livro pela capa, ainda mais esse, que a capa nem vai durar muito

      Excluir
  4. Oi, Rudi! Nossa, esse livro deve ser muito bacana (ignorando o fato da capa, claro)! Fiquei super interessado nele com curiosidade de saber quais foram as 618 perguntas que pessoal da revista selecionou! Gente, eu morri de rir com seu comentário sobre as perguntas desnecessárias! rsrs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é incrível no conteúdo, isso até ameniza o fato da capa meio que se auto-destruir durante a leitura, e mesmo as perguntas desnecessárias devem interessar a alguém (além da pobre criança que acha que o mundo se resume ao coito que fez a pergunta) então vale a pena ^^

      Excluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkk - você não gostou mesmo da capa!

    bom, eu fiquei superinteressado pelo livro, pra saber mais sobre essas 618 perguntas - acredito que eu aprenda mais quando vejo alguem perguntar algo e o mesmo ser respondido, porque é uma duvida que vem de outra mente, que as vezes pode ou não ser a mesma da minha. deve ser muito demais, eu não conhecia ainda.

    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sua linha de raciocínio é meio complicada de seguir :p
      eu xinguei a capa (menos do que realmente merecia, na verdade) porque o livro é muito bom mesmo, só se estraga por causa da capa... e algumas perguntas esdrúxulas, mas elas servem para nos fazer rir do absurdo que uma pessoa chega.

      Excluir
  6. Oi, aqui é o Felipe van Deursen, editor do livro do Oráculo. Parabéns pela crítica. De fato, a capa ficou muito frágil. Aprendemos com o erro e os outros livros da Super saem agora com capas mais grossas. E que bom que gostou da leitura. Valeu pela recomendação!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,
      Eu vi alguns na banca e realmente a qualidade está totalmente diferente, tenho aqui o dos Extraterrestres, Prato Sujo e O Lado Bom dos Seus Problemas, e as edições são bem melhores.
      Nem sei como expressar o quanto gostei de te ver aqui *....*

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...