quarta-feira, 12 de agosto de 2015

[Opinião] Liberdade Crônica - Martha Medeiros #145

Editora: L&PM

N° de Páginas: 255

Citação:
O que faz com que uma pessoa entenda o que está enxergando e saiba julgar qualidade é, e sempre será, a leitura [...] Eu poderia ter o mesmo pai, a mesma mãe, ter frequentado o mesmo colégio e tido os mesmos professores, e seria uma pessoa completamente diferente do que sou se não tivesse lido o que eu li. Foram os livros que me deram consciência da amplitude dos sentimentos. Foram os livros que me justificaram como ser humano. Foram os livros que destruíram um a um meus preconceitos. Foram os livros que deram vontade de viajar. Foram os livros que me tornaram mais tolerante com as diferenças. Foram os livros que me deram ânsia de investigar mais profundamente o meu mundo secreto e o de cada pessoa, e isso abriu caminho para eu buscar esse conhecimento também através de Van Gogh e Picasso, de Truffaut e Bertolucci, de Piazzolla e Beatles. E se faço das palavras de Woody Allen as minhas, é porque foi a literatura que me levou até ele também."

Sinopse:
  Liberdade, palavra que o sonho humano alimenta... Como conciliá-la com as exigências da vida, com os limites de uma relação amorosa, com nossa família, com nossas mundanas precariedades?
  A busca por liberdade e por equilíbrio são aspectos muito presentes na obra de Martha Medeiros, uma das cronistas mais lidas do país. Este volume reúne os melhores textos de 20 anos de carreira sobre A mulher contemporânea, Livros, filmes, músicas etc., Fé e equilíbrio, No divã e Sociedade, e debate nossa eterna luta para combinar a ânsia por liberdade com outras aspirtações.

Opinião:
  Nunca sei por onde começar a falar sobre uma coletânea de crônicas dessa mulher...
  Esse livro é, segundo eu mesmo, o primeiro da chamada "trilogia crônica" da autora gaúcha, trilogia essa composta por: Liberdade Crônica (Avá), com crônicas sobre A mulher contemporânea, Livros, filmes, músicas, etc (cultura, em geral), Fé e equilíbrio, No divã (psicanálise por uma paciente) e Sociedade. Felicidade Crônica; com crônicas sobre Curtir a Vida, Amor próprio, Família e outros afetos e Viagens e andanças. E Paixão Crônica, com crônicas sobre Amor e dor, Sexo, Homens, mulheres e assemelhados. Cada um dos três livros reúne 101 crônicas dos 20 anos de trabalha da Martha, e isso foi algo que me desagradou... Não tem nada inédito nos livros, claro que pra mim teve, afinal só li outros 2 livros dela, mas tudo o que aparece nesses livros já foi publicado nos lançados anteriormente, e mesmo assim vi diversas crônicas que já havia lido nesses outros dois livros, inclusive umas que nem gostei tanto quanto outras que ficaram de fora (talvez apareçam nos outros dois volumes... vai saber)
  Outra coisa que me deixou meio incomodado foi a separação em categorias, começamos o livro só com crônicas sobre a mulher contemporânea, textos que servem para todo ser pensante, não apenas para as mulheres, e depois vamos, um assunto por vez... seria melhor se fosse mesclado, como costumam ser as coletâneas bienais da autora.
  Mas aqui também conhecemos um lado um tanto mais pessoal da autora, sabendo sua opinião sobre assuntos fundamentais que formam o caráter humano, conhecemos suas crenças, bem peculiares. seus pensamentos sobre a cultura de forma geral, muito mais amplos do que os meus já foram em meus tempos de apreciador de arte e sua opinião sobre a sociedade, bem parecida com a minha, mas expressada de forma muito mais inteligente do que eu seria capaz.
  Vale a compra do livro, por não ter nada inédito? vale sim, só de pensar que uma parte do que paguei vai para o bolso dessa mulher incrível já me convence. As capas combinam e trazem uma certa alegria, casando perfeitamente com o conteúdo interno, cheio de bom humor, profundidade e inteligência.






8 comentários:

  1. Bom ,se eu lesse esse livro que reune os 20 anos de trabalho da autora, com certeza seria uma bela novidade pra mim, já que nunca li nada dela, a não ser suas belas resenhas referentes. RsRs

    (ow, o blogger apagou suas ultimas postagens lá do blog após eu alterar o layout! Será que deu bugg?)

    gabryel fellipe - colecionador de histórias
    blogger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos resolver isso logo... acho que essa semana consigo ir no correio te enviar o livro (sim, eu sei, tô mega atrasado.... tá tenso o negócio por aqui)

      Não sei o que deu... mas a ganhadora não quis o livro então....
      E a propósito, adorei o novo layout

      Excluir
  2. Oláá!
    Não sei se é um livro que eu leria, não fiquei lá com aquela vontade enorme de fazer a leitura.
    Maaas, fiquei até curiosa. Você falou tão bem que eu daria a chance (mudei de ideia no meio do comentário, haha.)
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele parece um pouco auto-ajuda, pela capa, o título e tals... mas não, é praticamente uma conversa entre a autora e o leitor.

      Excluir
  3. Já ouvi bons comentários sobre a autora, mas ainda não li nenhum livro da mesma.
    Nunca li nada do gênero, mas tenho muita vontade de ler uma crônica, quem sabe não começo por ela.

    Abraço!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei por ela e não me arrependo, acho que tu vai gostar também ;)

      Excluir
  4. Oi, Rudi! Tudo bem? Acho que se eu já tivesse lido várias crônicas da autora e as visse novamente nessa obra, não ia gostar muito! rs Mas como nunca li nada da autora, acho que ia adorar "Liberdade Crônica"! Recentemente li "Sete Anos"m da Fernanda Torres e acabei amando ainda mais as crônicas, quero ler mais livros assim! :) Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony,
      Também estou curioso com relação a Sete Anos, eu me decepcionei um pouco por ser um apanhado geral e não ter nada inédito (apesar de ter muita coisa que eu não conhecia) Tenho Sete Anos aqui mas confesso que tenho certa preguiça dele :p

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...