domingo, 6 de setembro de 2015

Digerindo

  Não é de agora que penso na imensa besteira que fiz ao escolher os Melhores do Ano, Foram realmente os melhores? Foram ótimos, mas pelo menos dois erros eu creio ter cometido.


  Marina, Eu Sou MalalaA Graça da CoisaDois RiosA Guardiã da Minha Irmã merecem estar aí, com toda a certeza, não que outros não mereçam, mas esses foram os melhores dentre os melhores. Já se passou um ano desde que li a maioria deles.

  Dando sentido ao título da postagem, assim como os benefícios dos alimentos são distribuídos entre as células do corpo depois que o alimento é diferido, só vemos o quanto fomos realmente impactados, mudados e tocados por determinado livro depois que digerimos. Ou, depois de digerirmos percebemos que o livro não era tudo aquilo que pensávamos num primeiro momento, começamos a pensar na história e encontrar pontas soltas (não é o caso do que vou falar aqui, mas acontece), consideramos os livros incríveis no momento da emoção, e depois que o "elemento surpresa" passa percebemos que ele foi bom em... surpreender (tentei não ser repetitivo, elemento surpresa, surpreender... não sou um bom usuário de palavras) mas não nos trouxe nada novo, nenhuma nova visão do mundo, lição para a vida e essas coisas... Por isso gosto de mostrar os livros que li durante o mês no fim do mesmo, ou melhor, no início do seguinte, se depois de alguma digestão minha opinião sobre ele ficar mais clara e eu perceber que o julguei mal, ou melhor do que merecia, falo por lá, tudo bem que talvez um mês seja pouco para digerir, tanto que os livros que serão mudados, se houver consentimento mútuo, serão devidos às leituras de dezembro, o mês onde escolhi Os Melhores do Ano.


  O primeiro, e, acredito eu, mais óbvio, é O Nome do Vento, um romance de formação que ensina sobre honra, amor, dedicação e sonhos, que nos transporta para um mundo fantástico onde o fato de controle através da afinidade e o poder dos nomes são elevados a outro nível, se pararmos para pensar, você tem mais influência sobre quem você tem mais afinidade, não é uma questão de controle ou algo do tipo, é simplesmente que se você precisar de ajuda é mais fácil consegui-la de alguém que conhece intimamente. Da mesma forma o nome, o nome é seu título, é pelo que as pessoas te conhecem, essa palavra tem poder sobre você, de certa forma. Quando alguém a grita atrai sua atenção. É praticamente automático, algo a que você está ligado.

  Ah, então teremos mais esse? Não, tiraremos um, que depois de digerir não me traz muuuuuita coisa nova, não que não seja um livro bom, mas dizer que está entre os 10 melhores do ano é exagero. Esse livro é o Por Toda a Eternidade. Que se tiverem a oportunidade de ler, leiam. Mas ele não será sorteado por aqui, pelo menos não entre os Melhores do Ano.
  Outro livro que li em dezembro e acabou entrando para a lista de melhores do ano por eu ainda estar impactado por ele foi o Seis Anos Depois, é um livro incrível, mas uma das minhas "políticas" e não colocar mais de um livro do mesmo autor nessa lista, a menos que se torne impossível, e até eu ler Seis Anos Depois, Cilada havia sido o melhor até então, e agora, depois de digerir bem as duas histórias, percebo que o pódio das minhas preferências em relação ao HC fica respectivamente

  1. Cilada
  2. O Inocente
  3. Seis Anos Depois/Quebra de Confiança
  Seis Anos Depois já foi sorteado, duas vezes inclusive... então não posso prometer que eu vou, ou não, sortear o Cilada... depende se aumentarem meu salário (porque já mudei de cargo a três meses e até agora nada >.<)

Algumas considerações finais e perguntas...

  Ainda não decidi se vou embarcar na minha TARDIS e viajar pelo espaço tempo substituindo os livros nas postagens relacionadas, vocês acham que eu devo?

  Pra quem achou estranho eu ter deixado o aniversário de dois anos do blog passar em branco tenho uma explicação: Eu tinha planejado uma coisa bem bacana, mas entre a mudança no serviço, umas contas inesperadas e a inabilidade em dirigir que me levou a bater o carro do meu pai esses planos acabaram se frustrando.

  Não sei se todos vocês sabem, mas toda a opinião postada aqui no blog (do livro Arkansas, pra cá) estão "linkadas" com a página do livro em questão no Skoob, e todas a partir do Caixa de Pássaros (livro incrível) possuem foto dos autores, e essas fotos também estão linkadas a algo, a quê? Depende de qual ;)

  Exclusivamente ao Tony, à Nina e à Gisleyne: O que vocês acham de, ter apenas mais uma eliminação (além da que já está em votação e tirará um de vocês três da disputa) e quem não for eliminado leva os três livros que sobraram? No caso, seriam A Guardiã da Minha Irmã, Atormentada e Eu Sou Malala, e a(o) que ficar em segundo leva O Nome do Vento? Ou outra combinação que achem melhor...

  Tenho certeza de que tinha mais alguma coisa mas agora eu não consigo mais me lembrar...

  Enfim, obrigado a todos por virem aqui. Grande abraço pro6 e conversamos nos comentários ;)


10 comentários:

  1. Heey!
    Adorei o post, quero muito ler Eu Sou Malala ^^
    Seu blog é fascinante, já estou seguindo =)
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... fascinante é meio demais :p

      Que bom que gostou, espero te ver por aqui com mais frequencia

      Excluir
  2. Oi Rudi!
    Isto de, dias depois de finalizar a leitura começar a pensar nas falhas do livro, me acontece bastante! Tanto que vivo mudando a classificação no Skoob hahaha
    Gostei de conferir seus melhores. Tenho Por Toda Eternidade, mas ainda não li, farei dele uma de minhas próximas leituras, sem falta. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela,
      Não sei se você sabe mas, Por Toda a Eternidade é continuação de um livro chamado Amigas Para Sempre, mas ele se mantém por si só, só uma briga fica sem explicação, o resto é totalmente independente do livro anterior, e por mais que seja algo bem longe das minhas crenças eu curti bastante, espero que você também goste

      Excluir
  3. Oi Rudi!
    Na minha listinhas de livros que vou comprar na Black Friday desse ano, O Nome do Vento está entre eles. Por que tenho outro livro e o autor me disse pra ler esse antes desse então... kkkk
    Boa Sorte pra todo mundo!
    E espero que teus chefes sejam leitores do teu blog, pra ver se te dão um aumento! kkk
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já desisti de fazer listinha pra Black Friday, o que estiver mais barato será comprado... mas quero ver se consigo O Temor do Sábio por um preço bacana.

      Só a gerente aparece por aqui, e só quando fica sabendo que tem sorteio :x

      Excluir
  4. Oi, Rudi! Tudo bem? Sei muito bem como é isso de mudar de opinião a respeito de alguns livros. Já mudei de opinião a respeito de muitos que eu já dei cinco estrelas no passado. Hoje em dia quando eu paro e penso sobre as obras, percebo que dei notas erradas para elas! Bom, quanto ao Melhores do Ano, eu concordo com tudo o que você quiser fazer. Acho que você têm que fazer o que achar melhor! :) Qualquer que seja a sua decisão eu a aceitarei.

    PS: Sinto muito pelo carro do seu pai!
    PS 1: Espero que teus chefes aumente o teu salário! rsrs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado né!
      acho que a partir de agora vou esperar uns dias antes de dar minha opinião sobre os livros, por mais que eu continue concordando "comigo mesmo" na maioria dos casos sempre tem aqueles que depois de uns dias vou lr o que escrevi e penso "tá, não é tudo isso também"

      PS: Meu bolso também sente :x
      PS¹: Também espero, oração forte aqui

      Excluir
  5. Até falando sério você é engraçado, Rudi! Acho bom você ter reconhecido O Nome do Vento, porque esse livro vai ficar pra história. Escuta o que eu te falo...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/08/promocao-vamos-colorir.html
    Mais Uma Página - tá rolando promoção, corre lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Milly, a propósito, estou aceitando o segundo de presente tá ;)

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...