domingo, 27 de outubro de 2019

[Opinião] Um Conto Sombrio dos Grimm - Adam Gidwitz #257

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
https://www.skoob.com.br/um-conto-sombrio-dos-grimm-440778ed499448.html

Editora: Galera Record

N° de Páginas: 272

Quote:
"Afinal de contas, para encontrar a sabedoria mais iluminada é preciso passar pelas zonas mais escuras. E, nessa escuridão, não há nenhuma guia. Nenhuma guia, na verdade, a não ser a coragem."

Sinopse:
  João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também!

  João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.
   O livro foi considerado melhor livro do ano pela Publishers Weekly e foi escolha do editor pelo New York Times.
Um conto sombrio dos Grimm também recebeu resenhas positivas da Publishers Weekly e do School Library Journal.
Um audacioso livro de estreia que é tão inteligente como engraçado Publishers Weekly


Opinião:
  Desde que li Então você quer ser um Jedi? fiquei curioso para ler mais coisas do autor, porque achei o livro em questão hilário.
  Aqui o autor vai nos contar a história de João e Maria, mas de uma forma diferente, ele vai fazer com que os personagens passem por oito histórias dos irmãos Grimm, como se cada uma fosse um perrengue pelo qual os irmãos passaram, e ficou realmente muito legal, o autor faz as alterações necessárias nos contos para poder juntá-los em uma única história.
  O autor também faz intervenções sempre que acha necessários para expor sua opinião, nos preparar para algo sinistro que está prestes a acontecer ou soltar um "te avisei que algo sinistro estava pra acontecer".
  É um livro que mostra que os contos originais não são fofos e bonitinhos, mostra que as crianças muitas vezes não entendem os motivos dos adultos e que esses erram sim, muitas vezes, afinal são humanos, mostra que a falta de perdão envenena uma pessoa e que toda dificuldade passada deve ser usada como aprendizado para prepara o sofredor para os problemas vindouros.
  Apesar de ser um livro do qual se pode tirar muita coisa bacana, e ser também extremamente engraçado e divertido em grande parte da história, achei que ele acaba sendo um livro meio pesado para as crianças, talvez ele não seja, realmente, para crianças, já que nas mencionadas intervenções do autor ele repetidamente fala para tirar as crianças da sala, não ler em voz alta se houver crianças perto ou mesmo pedir para que se tiver alguma criança lendo ela pare, afinal dentre as coisas medonhas temos muito mais do que uma mulher maluca que mora em uma casa de doces e engorda crianças para devorá-las, temos crianças sendo decapitadas e passando, literalmente, pelo inferno.
  Como disse é um livro divertido, mas que não indico para crianças por ser bem sangrento e por vezes pesado. Ele faz parte de uma trilogia, o segundo, já lançado, se chama Outro Conto Sombrio dos Grimm, onde o autor fará João, de João e o pé de Feijão passar por outros contos dos irmãos Grimm e o terceiro, que ainda não chegou ao brasil se chama The Grimm Conclusion, que ao ler agora me parece que é também com João e Maria, então talvez o João do segundo livro também seja o mesmo João... enfim.
  É um livro para não ser levado muito a sério, mas que filtrado pode render lições bacanas, quero ler as continuações, em algum momento da vida, mas não tenho muita pressa, admito.
  Mas indico a leitura para todos que tenham um bom filtro, como disse o livro é divertido e engraçado em diversos momentos, além de ser uma leitura rápida.
https://www.skoob.com.br/autor/13506-adam-gidwitz






2 comentários:

  1. Oi Rudi!
    Que legal a proposta desse livro.
    Fiquei curiosa com a questão de ter um "bom filtro", não sei se entendi o que significa.
    Enfim quando ler, pretendo voltar aqui nem que seja daqui um bom tempo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tehaa um bom filtro é para parafrasear Paulo quando ele diz "Ouvi tudo e retende o que é bom"

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...