terça-feira, 19 de maio de 2020

[Opinião] A Casa Assombrada - Charles Dickens #276



Editora: Folha de São Paulo
N° de Páginas: 96

Quote:
"Ai de mim, ai de mim! Amigos,nenhum outro fantasma assombrou o quarto do menino desde que o ocupei, exceto o fantasma da minha própria infância, o fantasma da minha própria inocência, o fantasma da minha própria crença etérea.  Mais de uma vez persegui o fantasma: jamais esse meu passo de homem alcançou-o, nunca mais esse meu coração de homem manteve sua pureza."

Sinopse:
  A Casa Assombrada saiu em 1859, como primeiro número natalício de All the Year Round. A edição original, quase um romance por sua dimensão, constava de oito capítulos. 
  O introdutório, uma espécie de "moldura", é intitulado Os Mortais na Casa: o eu narrador fala de uma casa de campo inglesa, alugada por seis meses por bom preço justamente por sua fama de ser infestada de fantasmas.
  Mas ele, incrédulo e cético, convoca alguns amigos de confiança comprovada para dissipar a lenda, colocando cada um deles em cada um dos sete quartos da casa, segue-se, assim, sete capítulos, cada um com o título do fantasma residente em cada quarto, mais uma paginazinha de conclusão.
  Mas nem todos os capítulos foram escritos por Dickens: atraídos por sua fama e sucesso, vários escritores mais ou menos bem sucedidos de Ghost stories apresentam-se para escrever cada um dos capítulos, tanto que o próprio Dickens qualifica honestamente o "Extra Christmas Number" da revista como "conducted" (ou seja, dirigido, coordenado) por ele, evientemente declinando de uma autoria que não lhe pertencia in toto.
  Após algum tempo, porém, a vaidade autoral deve ter se feito sentir, e então saiu uma nova edição do conto, dessa vez reduzido a dois capítulos: Os Mortais na Casa e O Fantasma no Quarto do Mestre B., os únicos escritos de seu punho (à parte a paginazinha conclusiva) na edição de 1859.

Opinião:
  Esse é um daqueles livros - na verdade é um conto, mas como li ele em uma edição que só tinha ele vou tratá-lo como um romance - que você termina sem saber exatamente o que achou...
  Começamos a história conhecendo John, que aluga um velho casarão por um precinho camarada, já que é considerado um casarão assombrado. Para colocar a lenda abaixo o protagonista chama então sete amigos para ocuparem todos os quartos da casa, ele teve cuidado de chamar pessoas que eram tão céticas quanto ele, mas talvez isso não tenha sido suficiente...
  A história é basicamente isso, o primeiro capítulo, onde conhecemos os ditos amigos e vemos a distribuição dos quartos é muito bacana, Dickens tinha uma forma única de escrever e tudo que eu leio dele eu sinto como se me transportasse... já o segundo capítulo, é meio estranho... ele é também brilhantemente escrito, mas ele pesa o pé no pedalzinho do absurdo, sei que é uma história de fantasmas (e Dickens era ótimo escrevendo esse tipo de coisa, Um Conto de Natal é maravilhoso), mas eu achei que aqui ele viajou demais e minha suspensão da descrença não conseguiu acompanhar muito bem....
  Ah, sim. Esse livro faz parte de uma coleção muito bacana lançada pela Folha de S. Paulo, com contos de grandes escritores publicados em edições bilíngues, então sim, aqui temos uma edição bilíngue, mas por ser um livro do século XIX o inglês dele é bem complicadinho, felizmente podemos acompanhar o texto em português. Mas mesmo sendo uma edição até simples ela possui orelhas e páginas amareladas, mas o melhor são as notas de rodapé, que nas páginas com o texto em inglês explicam expressões e phrasal verbs para quem não é fluente no idioma... like me, for exemple.
  São edições bastante didáticas e muito interessantes, perfeitas para quem quer exercitar o inglês além de ser uma ótima oportunidade de conhecer contos clássicos.

3 comentários:

  1. Oi Rudi! Nunca li Dickens. Achei esse conto interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu gosto muito de tudo o que li do Dickens até hoje, David Copperfield é meu livro favorito!! E de tudo que li dele esse conto foi o que menos achei interessante haha

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...