sábado, 16 de maio de 2020

[Opinião] O Cerne da Questão - Graham Greene #275

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog

Acho interessante comentar que a sinopse do livro traz meio que um spoiler do final da história.

Editora: Biblioteca Azul

N° de Páginas: 350

Quote:
"O paraíso permanecia rigidamente em seu lugar do outro lado da morte, e deste lado floresçam as injustiças, as crueldades, a mesquinhez que em outros lugares as pessoas escondiam com tanta engenhosidade."

Sinopse:
  Scobie é um major inglês que trabalha em uma colônia africana durante a Segunda Guerra Mundial. Após a partida de sua esposa para a África do Sul, ele participa do resgate de um naufrágio, e ali presencia a morte de uma criança. Esse episódio o faz reviver a morte da sua filha, que falecera poucos anos antes. Enquanto revive o luto, conhece Helen, uma das vítimas do naufrágio, que se torna sua amante. Depois de ser chantageado e se envolver em ações corruptas para o tráfico de diamantes, o major passa a viver dividido entre o dever e a culpa.
  Ao construir uma trama de viés ético-religioso como o pano de fundo de um país colonial durante a guerra, Graham Greene se afasta dos clichês da literatura de viagem. O Cerne da Questão é, sobretudo, um romance sobre culpa e provação, expiação e suicídio.

Opinião:
  Já fazia um tempo que eu tinha curiosidade de ler algo desse cara, sempre ouvi falar dele, tanto quando se referiam a autores cristãos como quando se referiam a grandes escritores americanos, considerados semi-clássicos. Consegui então esse livro através de uma troca no Skoob e então finalmente tive a oportunidade de conhecer a obra dele.
  Aqui conhecemos o Major Scobie, ele trabalha em uma colônia britânica na África, pela capa já podemos supor que se passa em Serra Leoa, um país localizado no litoral ocidental do continente. Quando sua esposa, Louise, vai viver com ele começa a infernizá-lo para que ele a mande para viver na África do Sul, onde outras esposas de oficiais moram, alegando que na colônia onde está ela não tem amigos e ninguém gosta dela, o que na minha opinião faz todo sentido porque eita mulherzinha insuportável, viu!?
  Depois de um perrengue danado para conseguir dinheiro para mandar a megera, digo, a esposa, para a África do Sul, Scobie ajuda no resgate das vítimas de um naufrágio, e lá ele presencia a morte de uma menina que o faz lembrar da morte de sua filha, alguns anos antes. Enquanto se contorce com o luto ressurgido ele acaba se envolvendo com um mulher que também foi resgatada do naufrágio e acabou ficando viúva em decorrência dele. A partir daí vemos um homem dividido entre a sua fé, ele é bastante católico, e seu amor, que segundo ele é igual, em relação a esposa e a amante.
  É interessante ver como a história de Scobie se desenrola, mostrando uma pessoa controversa, que ao mesmo tempo que tenta transparecer uma santidade, e inclusive convencendo a si mesmo que é tão santo quanto possível, se afunda cada vez mais no pecado do adultério, que acaba se revelando apenas a raiz de uma vida pecaminosa, onde um abismo chama outro abismo, assim como vemos na história do adultério do Rei Davi, quando esse pecado abada dando origem a outros e causando consequências irreparáveis na vida do mesmo.
  Diferente da história de Davi aqui vemos que as consequências do pecado recaem única e exclusivamente sobre o pecador, até porque ele não tem filhos ou familiares próximos nos quais a sua queda pudesse respingar lama. Vi muita gente dizendo que o final do livro era algo romântico, uma espécie de redenção e até mesmo a única saída possível, mas eu não concordo com isso, como eu disse: para mim é muito mais uma história sobre o pecado, parafraseando as palavras de Davi "apodrecendo os ossos do pecador", e como um abismo chama outro abismo até que a pessoa se encontre tão profundamente que não enxerga mais a saída mais lógica, uma história que mostra na prática qual é o salário do pecado.
  O autor era católico e ainda é reconhecido como um dos grandes autores católicos, mas ele não gostava dessa alcunha, ele preferia dizer que era um autor que tinha como religião o catolicismo, mas nas minhas parcas pesquisas fiquei sabendo que o tema do pecado e suas consequências é algo que permeia a obra dele, quero muito ler outras coisas dele, já que essa primeira experiência foi bastante satisfatória.
  


2 comentários:

  1. Esse é um autor pelo qual tenho uma profunda (pelo que li sobre) curiosidade também hahaha. Acho essa capa linda.

    (Pulei a sinopse)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia pular a sinopse, hahaha
      Eu gostei muito, quero fazer a coleção da Biblioteca azul, pena que não lançaram todos

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...