quarta-feira, 13 de maio de 2020

[Opinião] Informação ao Crucificado - Carlos Heitor Cony #274

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Alfaguara

N° de Página: 120

Quote:
"Ora, serei o sal da terra, isso é o que importa, sal da terra. Que será do sal que não salga? Aquele que bota a mão no arado e olha para trás não é digno de mim. Até que ponto botei a mão no arado? Até que ponto se pode olhar para os lados sem ser para trás? "

Sinopse:
 Publicado originalmente em 1961, Informação Ao Crucificado é um texto contundente, em qual Carlos Heitor Cony aborda com maestria os temas da fé e do desencanto. Considerado um marco na obra do autor, o livro - agora lançado pela Alfaguara - tem forte base autobiográfica, onde autor e narrador se fundem na figura de um jovem em dúvida com a religião que decidiu abraçar.
  João Falcão é um jovem que resolveu ingressar em um seminário pela "beleza do sacerdócio". Está prestes a se ordenar, mas suas dúvidas parecem aflorar em um ambiente que é cada dia mais hostil. Seu crescente pendor à literatura, a disputa com os outros rapazes e as intrigas dos superiores levam-no, por fim, a ver abaladas suas mais profundas convicções.
  Em Informação ao Crucificado, um dos mais importantes romances da literatura brasileira, o personagem João Falcão relata em seu diário as dúvidas, as intrigas do seminário, as discussões filosóficas e literárias com colegas e, finalmente, as tentações que o obrigam a repensar o futuro eclesiástico. Nas páginas de seu caderno, é possível reconhecer o mesmo olhar preciso e irônico de Carlos Heitor Cony, numa história de busca pela fé e arrependimento que marcou a própria vida do autor. Ao narrar o dia-a-dia no seminário, com pequenos momentos de descontração em meio a um ambiente em que impera o silêncio e a competição velada, ele apresenta um relato confessional único, marcante tanto pela beleza quanto pela profundidade.

Opinião:
  Não é segredo que Cony se tornou meu autor brasileiro favorito, o que me faz querer tudo que ele já escreveu, mesmo não tendo muita simpatia por ele enquanto pessoa.
  Aqui temos novamente uma ficção baseada na vida do próprio autor.
  O livro é escrito em formato de diário por João Falcão, estudante de seminário meio desiludido. É uma história de apostasia, mas conforme vamos acompanhando a história vemos que ele nunca foi a pessoa com mais fé do mundo.
  É interessante ver como funciona um seminaro de padres, e nesse caso foi meio chocante ver que tem vários livros são proibidos para os pretensos padres, inclusive, pasmem, a Bíblia, nesse livro vemos uma conversa onde o protagonista confronta o padre reitor dizendo que acha a Bíblia um livro fascinante, mas que não tinham autorização para lê-la por completo, o que é extremamente controverso, parando para pensar.
  Não cheguei a pesquisar para saber o quão real é isso, admito que quando li acreditei que era assim mesmo, mas não é porque está nesse livro que devemos pegar a informação como verdadeira e pronto.
  Como eu disse, é um livro muito interessante e escrito de uma forma magistral. Vi muita gente dizendo que esse é um livro sobre amadurecimento e despertar do intelecto, mas não vejo dessa forma, muito pelo contrário, o que eu vejo é alguém sendo tomado pela soberba e se achando maior do que realmente é.
  Obviamente eu indico o livro, já considero Cony meu autor brasileiro favorito, e mesmo detestando boa parte dos personagens em boa parte das histórias, é um autor que tenho por meta ler tudo que ele já escreveu.


3 comentários:

  1. É, você gostou mesmo do Cony kkkkk
    Acho super legal ler várias obras do mesmo autor. Super entendo quando você diz "preferido" mesmo que não tenha muita simpatia pelo autor propriamente ou ame completamente suas obras. É o mesmo que sinto em relação ao Jonathan Franzen, vou ler tudo do autor, mesmo enxergando muitos pontos negativos - é uma questão difícil de explicar.

    Autor brasileiro, acho que o meu preferido atualmente é o Lima Barreto, desse eu pretendo ler tudo.

    (Estou gostando de ver esse blog, o meu agora que está meio parado, mas volta)


    https://cafeebonslivros.blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente esse meu caso com o Cony!
      Nunca li Lima Barreto, acredita?
      Viu só haha, tem bastante coisa programada, e agora com o Melhores do Ano às portas ele vai ficar ativo por um bom tempo!
      Esperando o seu retorno

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...