sábado, 23 de maio de 2020

[Opinião] O Jesus que Eu Nunca Conheci - Philip Yancey #277

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Vida

N° de Páginas: 328

Quote:
"Com Tolstói aprendi a necessidade de olhar para dentro, para o reino de Deus que está em mim. Vi como falhara miseravelmente nos elevados ideais do evangelho. Mas, com Dostoiévski, aprendi a total extensão da graça. Não é apenas o reino de Deus que está em mim; o próprio Cristo habita ali. 'Mas onde o pecado abundou, superabundou a graça', como disse Paulo em Romanos
Sinopse:
  Yancey apresenta uma perspectiva nova e diferenciada da vida e da obra de Cristo - Seus ensinos, seus milagres, sua morte e ressurreição -, além de mostrar o mais importante: quem era e a que veio. Relacionando os acontecimentos do evangelho com o mundo em que hoje vivemos, O Jesus que eu Nunca Conheci fornece um relato novo e comovente desse personagem que foi o marco central da história. Disposto a enfrentar perguntas difíceis, o escritor examina as palavras radicais do carpinteiro itinerante da Judeia e pergunta se o estamos levando suficientemente a sério em nossos dias.
  Da manjedoura, em Belém, à cruz, em Jerusalém, Yancey apresenta um personagem complexo, e que suscita perguntas e respostas; um jesus perturbador e animador que deseja transformar radicalmente a sua vida e aumentar a sua fé.
  O Jesus que eu Nunca Conheci desvenda o Jesus brilhante, criativo, desafiador, intrépido, compreensivo e imprevisível. Este livro magnífico o ajudará a descobrir um Jesus diferente da figura apresentada nas escolas dominicais, diferente também do dócil e sorridente Salvador da Era Vitoriana inglesa e de todos os clichês culturais que abradaram Jesus e o prederam em diversas molduras religiosas.

Opinião:
  Eu já tinha visto comentários de gente falando que esse autor era polêmico, concordo... mas quero adicionar pretensioso à lista de adjetivos.
  Não que o livro não seja bom, longe disso. O autor escreve de forma magnífica, mas ele promete entregar uma visão diferente de tudo que já se viu sobre Jesus... e não é isso que acontece, até porque, convenhamos, é quase herético dizer algo assim. Mas levando em consideração o Evangelho Segundo O que eu Quero, muito pregado nos dias de hoje, esse livro pode sim ser uma boia salvadora para muitos seguidores de coaches que se dizem pastores.
  O autor escreve muito bem, e se aprofunda em eventos da vida de Jesus mostrando um lado mais humano, não querendo tirar a parte de Ele ser também Deus, mas mostrando como Ele se despiu de toda a Glória e se fez realmente humano, para passar por aquilo que os humanos passam, inclusive na abertura de um capítulo tem uma citação que diz:
"Outros deuses eram fortes ; mas Tu fraco tinhas de ser;

A caminho do trono cavalgaram , mas tu tropeçaste ali;
Nossas feridas apenas Deus pode entender,
E nenhum deus tem ferimentos além de ti" 
Edward Shillito

  Como disse, o autor escreve de forma magnífica, e transborda dedicação e conhecimento em suas palavras. Apesar de não ter gostado tanto do livro quanto esperava gostar, tenho que admitir que em diversos momentos deu vontade de aplaudir, a parte que ele fala sobre o sermão do monte me deixou pensando no assunto por mais de um mês.   Como eu disse, o livro é muito bom, mas ele promete muito algo que não chega a entregar totalmente, não concordei 100% com ele, mas sem dúvida é uma obra que tem o seu valor, e esse valor é bem grande. Mas que é sim, bastante pretensioso. Ainda quero ler outras coisas do autor, pois foi uma experiência mais do que satisfatória, talvez o excesso de expectativas tenha me atrapalhado um pouco.


2 comentários:

  1. Como você mencionou o Yancey escreve muito bem, ele é um pensador. Esse é o motivo número um porque gosto tanto de ler seus livros. O motivo dois: é porque ele me faz pensar.

    Como escrevi numa resenha de um livro dele, são as perguntas e não as respostas dele que me conquistam/pertubam.

    Esse ainda não li, mas pretendo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho outro dele no Kindle e quero ler em breve, realmente ele é ótimo para nos deixar pensando

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...