sábado, 10 de outubro de 2020

[Opinião] Kindred: Laços de Sangue - Octavia E. Butler #310

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Morro Branco

N° de Páginas: 432

Quote:

"Então, por algum motivo, me distraí com um dos livros de Kevin sobre a Segunda Guerra Mundial – um livro com memórias de sobreviventes de campos de concentração. Histórias de surras, fome, sujeira, doença, tortura e todo tipo de degradação. Como se os alemães tentassem fazer em apenas um ano o que os americanos praticaram por quase duzentos anos."


Sinopse:
  Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.
  Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta ao seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo.
  Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-guerra civil - um lugar perigoso para uma mulher negra -, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

Opinião:
  Preparai as pedras, vós que amais esta obra!
  Não que o livro seja ruim, muito longe disso, mas não chega a ser o suprassumo que tanto se fala.
  Como uma crítica aos horrores da escravidão, ao comportamento desumano dos donos de escravos e a uma sociedade extremamente racista, o livro dá show, retratando situações e cenas de embrulhar o estômago e revoltar qualquer pessoa com bom senso. Isso já faz com que o livro mereça sim, muitos elogios e toda a admiração à ele dispensada.
  Mas se formos falar de narrativa, aí temos um problema. A autora teve a ideia brilhante e perturbadora de fazer uma mulher negra, culta e bem-sucedida viajar de volta no tempo para o período da escravidão no sul dos Estados Unidos. Uma ideia genial para abordar e criticar os temas que ela escolheu explorar. Mas temos alguns problemas: 
1. Por que razão alguém criaria uma forma de viajar no tempo para ir para esse período?
2. Por que justo uma mulher negra faria a tal viagem tendo consciência do perigo que ela correria.
  Uma protagonista branca tiraria, no mínimo, 80% do peso da história, então substituir essa característica estaria fora de questão. Então vamos fazer a mulher viajar no tempo meio que por acidente, algo como o que ocorre com o ''marido'' no livro a Mulher do Viajante no Tempo, mas não exatamente da mesma forma, não que a autora tenha pego alguma inspiração, afinal o livro dela foi escrito anos antes. Mas beleza, façamos então a viagem no tempo ser algo "espontâneo" isso elimina os dois problemas.
  Mas mesmo sendo espontâneo algo precisaria ser o gatilho que fizesse a viagem acontecer, certo? Então vamos ligar a protagonista com uma criança do século XIX (criança essa que cresce no decorrer do livro mas que desprezamos cada vez mais) e aproveitamos para colocar um Laços de Sangue no título para justificar essa ligação.
  Tudo perfeito, certo? Errado! Em momento nenhum o livro explica o porquê de toda a árvore genealógica possível apenas Dana ser sugada para o passado, porque isso aconteceu apenas quando ela se mudou ou porque os intervalos das viagens, se os eventos do passado a faziam viajar, por que as viagens não possuíam uma regularidade, afinal, no presente dela todos os eventos já ocorreram, ela poderia ser sugada para o passado e ido parar simultaneamente em todos os eventos. E tá que o tempo da viagem não era o tempo que ela ficava fora, isso tudo bem, é o mais fácil de relevar e ter uma justificativa plausível, afinal, estamos falando de viagem no tempo.
  Resumindo, é um livro forte e angustiante, mas você tem que alimentar bastante a sua suspensão da descrença para poder aproveitá-lo enquanto narrativa, que é o que ele se propõe a ser.




2 comentários:

  1. Ou seja, o livro não é verossímil. Entendi kkkkk. 432 páginas o.O. Acho que eu teria abandonado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKkkk eu pensei em fazer isso diversas vezes, mas não acho que tenha sido um tempo desperdiçado

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...