terça-feira, 15 de junho de 2021

[Opinião] Ardil-22 - Joseph Heller #344

Compre pela Amazon

Editora: BestBolso

N° de Páginas: 560

Quote:
 "Alguns homens nascem medíocres, outros conquistam a mediocridade, a alguns a mediocridade é impingida. No caso do major Major, as três coisas tinham acontecido. Mesmo entre homens que careciam de qualquer mérito. As pessoas que o conheciam  ficavam invariavelmente impressionadas pela maneira como ele não impressionava ninguém em aspecto nenhum."

Sinopse:
  Ambientado na Segunda Guerra Mundial, este clássico antibelicista e satírico consagrou Joseph Heller no meio literário. Ardil-22 foi livremente inspirado nas próprias experiências de Heller, que entrou para a United States Army Air Corps e aos 20 anos foi enviado para a Itália, onde voou em 60 missões de combate como bombardeador em um B-25. Este primeiro romance do autor foi aclamado pela crítica inglesa ao enfatizar, de modo irônico, o absurdo da guerra e as atrocidades cometidas nos campos de batalha.
  O livro inspirou o filme de guerra homônimo dirigido por Mike Nichols, uma peça de teatro apresentada no John Drew Theater de Nova York, a comédia M.A.S.H. de Robert Altman sobre a Guerra da Coreia e, mais recentemente,o 66º episódio da série televisiva Lost, intitulado Catch-22. Um clássico mais que atual nos dias belicosos de hoje.

Opinião:
  Há muito tempo eu tinha interesse nesse livro por ter visto a Tatiana Feltrin falando sobre ele, passaram-se anos até que eu finalmente o comprei e mais alguns anos até eu finalmente lê-lo.
  A estrutura do livro se parece muito com a estrutura do livro O Alforje, da autora iraniana Bahiyyih Nakhjavani (Opinião aqui), ou seja, temos diversos personagens cujas histórias vão se entrelaçar, e através desses entralaces a narrativa vai crescendo e a historia andando. Isso faz com que acronologia do livro não seja exatamente linear, em vários momentos vamos revisitar acontecimentos já vistos sobre outro ponto de vista ou teremos o desfecho de algo cujo o início foi contado 200 páginas atrás.
  Mas não se assuste com a forma que o autor escolheu para narrar a história, não é um livro muito complexo e difícil de acompanhar.
  A narrativa vai tratar sobre um regimento Militar na guerra, nosso protagonista é um piloto chamado Yossarian, que, sejamos francos, é um malandro. Ele finge estar doente para ficar no hospital e não precisar se arriscar nas Missões, mas ao mesmo tempo é um dos poucos que percebe o absurdo da guerra. Onde nada parece ter sentido e a burocracia acaba matando mais do que o inimigo.
  Apesar do que falei até agora, acho importante destacar o teor incrivelmente cômico do livro. Este é, provavelmente, o livro mais hilário que já li na minha vida. Tudo bem que conforme o caldo engrossa chega um momento que a gente se sente mal por estar rindo, mas que é engraçado é. Cheio de situações absurdas, como um cara ser promovido a Major so por se chamar Major para poderem chamá-lo de major Major.
  O livro vai tratar sobre burocracia, neurose, guerra, relações humanas, patriotismo além de muita filosofada de boteco.
  Sem sombra de dúvida foi um dos livros mais incríveis e completos que li na vida. Uma vergonha não termos uma edição decente dessa obra no Brasil. Essa edição da BestBolso quebra o galho, com certeza, mas não é agradável de ler e peca bastante na questão de revisão.
  Fica aqui uma super dica, um livro que mesmo tendo uma edição meio porca merece ser lido e vai te fazer rolar de rir e também te afundar em profunda meditação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...