quarta-feira, 29 de abril de 2020

[Opinião] 1984 - George Orwell #271

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Companhia das Letras

N° de Páginas: 416

Quote:
"Com exceção dos poucos centímetros que cada um possuía dentro do crânio, ninguém tinha nada de seu."

Sinopse:
Ao lado de A Revolução dos Bichos, o livro 1984 é um dos mais famosos de George Orwell. A obra já ganhou versões de filmes, minisséries, quadrinhos, traduções para 65 países, e uma polêmica fama, que não é à toa! Em seu último romance o autor criou um personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder, é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registros históricos a fim de satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade. A inspiração do livro vem dos regimes totalitários dos anos 30 e 40 e, é assim, sob a ótica da ficção, que o autor faz com que seus leitores reflitam sobre o sistema de controle, que depois de tanto tempo ainda é muito questionado.

Opinião:
  Por que demorei tanto para ler isso minha gente?? Faz anos que tenho esse livro na estante mas sempre enrolei para lê-lo, finalmente o fiz... em setembro do anos passado...
  Aqui conhecemos Winston, um servidor publico que trabalha no chamado "Ministério da Verdade", que faz exatamente o contrário do que o nome sugere (qualquer semelhança com o mundo real é mera coincidência), modificando notícias passadas para que tudo esteja de acordo com a vontade do Grande Irmão.
  Quero listar aqui três pontos que acho que vale a pena discutir, você pode ou não concordar comigo, os comentários está aí para isso.
1. O Grande Irmão - O Grande Irmão é o cerne do Partido, ele observa tudo e garante que as leis sejam obedecidas. A existência física do Grande Irmão é questionada em alguns momentos no decorrer do livro, o que nos mostra que ele é mais uma ideia do que alguém, realmente. Nos faz pensar em como alguns sistemas e ideologias são tratados com tanta importância que passam a ser quase algo físico.
2. Alteração de Informações - Como eu disse, no livro existe o tal do Ministério da Verdade, cuja função é controlar as massas através da informação, mudando fatos e sendo tendenciosos para o lado que pretendem favorecer (novamente, qualquer semelhança com o mundo real é mera coincidência... eu acho).
3. Liga Anti sexo - Um movimento presente no livro é a chamada liga anti sexo, algo que é visto com maus olhos pela população em geral, o que parece ser bem parecido com nosso mundo, considerando que termos como "puritano" e "conservador" são considerados ofensas por muitas pessoas, sinceramente não consigo entender... outra coisa interessante com esse movimento, é que uma ferrenha defensora dele não o segue, realmente. Isso nos faz pensar em quantos adeptos de fachada temos nos mais diferentes meios e conjuntos sociais.
  Poderia falar de diversas outras questões, como a Linguagem, onde eles mudam o sentido das palavras, criando novas que não traduzam sentimentos e situações mais complexas, querendo assim inibir tais sentimentos, tentando excluir conceitos básicos para a estrutura social e familiar. O Duplipensamento e crimes do pensamento, a completa falta de privacidade e liberdade de expressão (e quando digo liberdade de expressão é lembrando do conceito de que a liberdade de um vai até o ponto que não impeça a liberdade de outro, diferente do que a mídia de um certo país lusófono aí vem fazendo).
  Enfim, é um livro que pode ser interpretado de formas diferentes, dependendo da lente que você utilizar, sei disso porque já vi gente usando esse livro para defender o comunismo. Quando o que vejo é quase diametralmente o oposto.
  Quero muito saber o que vocês viram durante a leitura, caso já tenha lido, comenta pra mim o que achou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...