quarta-feira, 16 de setembro de 2020

[Opinião] Um Mundo À Parte - Jodi Picoult #304

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Verus

N° de Páginas: 585

Quote:
"Moldei minha vida em torno de fazer o que precisa ser feito, porque, por mais que se grite e esperneie, no fim, quando termina, continua-se enfiada até os tornozelos na mesma situação. Sou eu quem é forte, para que Jacob não precise ser."

Sinopse:
  Jacob Hunt é um adolescente com síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo. Ele é péssimo para interpretar pistas sociais e se expressar diante dos outros e, como muitas pessoas com esta condição, tem fixação por um único tema - no caso dele, análise forense. Jacob vive aparecendo em em cenas de crimes, graças ao rádio de polícia que tem em seu quarto, e dando conselhos aos policias sobre o que fazer... e geralmente ele está certo. Mas de repente sua pequena cidade é abalada por um assassinato terrível, e dessa vez é a polícia que vem atrás dele para fazer perguntas. De uma hora para outra, Jacob e sua família, que só queriam levar uma vida normal, estão diretamente sob os holofotes. Para sua mãe, Emma, esse é um lembrete brutal da intolerância que sempre ameaçou sua família. Para seu irmão, Theo, é mais uma indicação de que nada pode ser normal por causa de Jacob. E, sobre essas pessoas tão ligadas entre si, paira a dúvida que consome a todos - Será que Jacob cometeu homicídio?

Opinião:
  Jodi Picoult é aquela autora que li o meu primeiro livro dela e me apaixonei, disse que queria ler tudo dela, fui atrás de outras obras, paguei um absurdo por elas... e ficaram anos na estante, intocadas.
  Nesse meio tempo até encontrei um outro livro para troca no Skoob, solicitei, li... e minha admiração pela genialidade da autora minguou bastante...
  Mas como já tinha os livros, gosto da escrita dela e os temas parecem interessantes resolvi ler mais alguma coisa dela, optei por esse porque sabia se tratar de autismo e este é um tema que me desperta bastante interesse e do qual não sei muita coisa, apesar da psicóloga ter falado que suspeita que eu tenha leves traços disso... enfim...
  Aqui conhecemos Jacob e sua família. Jacob tem 16 anos (se não me engano) e é portador de Asperger, uma forma de autismo. Sua mãe, Emma, vive em função do filho e perde o emprego no início do livro. Seu irmão, Theo, é amargurado por ter que viver em uma casa cheia de regras absurdas para que o irmão não surte por ver um arroz branco em uma sexta-feira, por exemplo. E seu pai... bem... ele abandonou a família quando viu que isso era mais fácil do ajudar a esposa a criar seus filhos... grande cara ¬¬'
  Por ter síndrome de Asperger, Jacob é super sistemático, segue rigidamente uma rotina, não reconhece sarcasmo, tem verdadeira devoção por regras e um interesse desumano por algum assunto específico, no caso de Jacob, ciência forense. Essa fixação, com frequência, faz com que ele se meta onde não é chamado. Grande fã de um seriado policial ele tem diversos cadernos preenchidos com anotações sobre os episódios que assiste todos os dias às 16:30. Com toda essa bagagem ele tem um bom tato investigativo, e mais de uma vez se meteu em investigações policiais e deu seus palpites que mesmo sendo considerados inconvenientes se mostraram reais.
  Jacob tem também uma orientadora, com quem pratica interações sociais, coisa que sua condição dificulta bastante, e ele tem muito carinho por ela, é a única pessoa, além de sua mãe, que ele permite que encoste nele, mas um dia ela aparece morta, e Jacob é o principal suspeito.
  É um livro de tribunal (acho que todos os da Jodi são, na verdade), e é interessante ver como ele aborda a questão do autismo, sobre o quanto se deve introduzir pessoas com essa condição na sociedade e fingir que são como as demais pessoas. Ele levanta a questão das vacinas e explica de onde vem essa crença de que são responsáveis pelo autismo.
  Theo é um personagem que merece ser comentado, ele é o típico adolescente solitário e prestes a estourar, acompanhar os capítulos narrados por ele nos dá um misto de pena e raiva, em diversos momentos me peguei concordando com ele, mas também não foram poucos os quais o achei um idiota egoísta e tive vontade de dar uns tapas.
  É uma história extremamente interessante e fluida, com personagens bem construídos e convincentes, por boa parte do livro chegamos a ter dúvidas sobre o que realmente aconteceu com Jesse, apesar de que não me surpreendi quando foi revelado, eu já imaginava e, sinceramente, é meio que a saída mais fácil e previsível, mesmo com toda a dúvida que a autora planta.
  Como já disse, o livro valeria só pela questão do autismo, de como Jacob tem dificuldade em se encaixar no mundo, sua situação parece, por vários momentos, como a de uma criança mimada, isso é usado como argumento, inclusive, durante o julgamento. Mostra também os desafios na escola, acompanhamos uma discussão em sala onde estão discutindo o livro Flores Para Algernon, que li pena antes de ler esse, o que foi uma coincidência interessante, inclusive a opinião do Jacob sobre o livro é bem parecida com a minha. Durante essa aula é levantada a questão de um tratamento para deixar Jacob"normal".
  Jacob reconhece sua condição e não demonstra muito problema em aceitá-la, seu maior problema é externo, com as pessoas o chamando de retardado (mesmo ele sendo bem mais inteligente que a maioria) e adjetivos semelhantes.
  Em suma, é um livro que super vale a pena, não é a melhor coisa que a autora já escreveu, mas que vale a pena por cada linha, ele nos deixa intrigados e entretidos, nos perturba e nos emociona... talvez tenha me brotado uma ou duas lágrimas em determinados momentos.


2 comentários:

  1. Oi Rudi! Então, eu tendo a evitar livros e filmes que sei que vão me fazer chorar. Quando não sabia antes e acontece, beleza. Mas eu evito kkk

    (Acho muito legal essas fotos dos autores que você coloca ao final dos posts, estou quase plagiando no meu blog kkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha
      Eu sou ao contrário hehe

      Pode plagiar a vontade :p

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...