Compre pela Amazon
Editora: RoccoN° de Páginas: 576
Quote:
"[...] atribuímos inocência a elas. E se mesmo os mais inocentes viram assassinos nos Jogos Vorazes, o que isso representa? Que nossa natureza essencial é violenta."
Sinopse:
UMA HISTÓRIA DA SÉRIE JOGOS VORAZES. AMBIÇÃO O ALIMENTARÁ. COMPETIÇÃO O CONDUZIRÁ. MAS O PODER TEM O SEU PREÇO.É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.
Opinião:
Seria precipitado começar dizendo, assim de cara, que esse livro é um desastre?
Como você provavelmente sabe, aqui temos um dos primeiros Jogos Vorazes, quando o evento era infinitamente menos popular e glamuroso. Vou poupá-los do enredo porque muita gente já falou desse livro na internet... E pelo que vi, a opinião de que ele é um desastre é um senso comum.
Meus principais problemas com o livro são que a autora quis criar uma nova trilogia em um livro só, somos apresentados ao mundo, que por mais que seja o mesmo mundo que conhecemos devido a trilogia, é uma versão bruta e não lapidada desse mundo, o que requer toda uma nova apresentação. Aí temos o evento, o pós evento e a "rebelião". Como eu disse, uma trilogia inteira socada em um livro.
O problema não é ser um livro grande ou uma história que poderia ser mais desenvolvida e virar uma nova trilogia, graças a Deus que não foi feito isso. O problema é o livro ser gordo... Muita coisa não precisava, e a autora quis definir toda a mudança, fazer toda a lapidação, nesse livro. Até a música que Katniss canta em A Esperança é escrita aqui, gente e todos os anos que vieram depois? Não aconteceu absolutamente nada?
Praticamente tudo que tem nos Jogos da trilogia e não tem aqui é inventado e definido de uma vez, por mais que tenha o planejamento e tals, como me sai tudo junto?
Outro problema é que a protagonista, por quem o jovem Show se apaixona lembra muito a Katniss, com a diferença é que a Katniss estava mais preocupada em ser deixada em paz do que em ser uma rebelde realmente, enquanto a protagonista aqui, cujo nome nem me lembro mais, é uma rebelde completa... como raios isso não voltou a mente de Show quando finalmente conheceu Katniss? Ainda mais se a dita cuja realmente marcou tanto a sua vida como a autora quer nos convencer no decorrer das intermináveis quinhentas e tantas páginas.
Dito isso quero deixar registrado o que acho que aconteceu: É inegável o sucesso que a historia original fez. Há um tempo ouvi um burburinho que dizia que a Lionsgate (produtora dos filmes) havia encomendado um novo livro nesse mesmo mundo para a autora... E ela fez na má vontade mesmo... fez qualquer coisa para cumprir contrato e ruim o suficiente para que nunca mais pedissem pra ela voltar a esse mundo cuja a historia ela já contou e deu por encerrada. Admito que é uma pena, mas se a ideia realmente era essa ela pode dormir tranquila pois duvido que irão encomendar algum outro livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário