N° de Páginas: 80
Quote:
"Ele me fez ver o que a Vida é, o que a Morte significa e porque o Amor é mais forte que ambos."
Sinopse:
A imponente mansão Canterville ganha novos moradores com a chegada da cética família norte-americana Otis, que se recusa a acreditar que o fantasma de Sir Simon perambula pela residência. Agora, a assombração incubida de assustar é assombrada pelos moradores, para seu desgosto. O Fantasma de Canterville e outros contos é um compilado de histórias que demonstram a versatilidade, o humor ácido e o senso crítico do autor irlandês Oscar Wilde.
Opinião:
É tão bom pegar um livro de contos onde todos os contos te agradam.
Nesse livro temos 6 contos, sendo o maior deles o que dá título ao livro, ainda assim não chega a 30 páginas. Além de ser o maior, o conto que empresta seu nome para a coletânea é também o mais cômico de todos, onde um fantasma é assombrado por uma família enquanto tenta assombrá-los, é divertidíssimo.
Os demais contos são bastante lúdicos, com uma mensagem bem clara expressa por uma história que me vi lendo para meus filhos... que nem sequer existem. Mensagens importantes, seja sobre o amor, como no conto O Rouxinol e a Rosa, presente aqui mas que eu já conhecia, tem, inclusive, uma postagem só sobre o mesmo aqui no blog (Clique aqui), além dos contos O Príncipe Feliz, um conto lindo sobre a valorização do belo, mas é difícil de explicar sem contar a história, mas basicamente ele mostra como algo é valorizado apenas enquanto é belo ou fornece algo belo, sendo descartado depois. O Gigante Egoísta não é muito difícil imaginar a moral da história. O Amigo dedicado é quase metalinguistico e o Rojão Extraordinário vai falar sobre a vaidade.
Um livro curtinho e lindo, sabendo o que sabemos do autor e levando em conta quão sombria é sua principal obra essa coletânea de contos surpreende pela delicadeza, bela beleza e pelo bom gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário