domingo, 28 de maio de 2023

[Opinião] Assassinato na Casa do Pastor - Agatha Christie #515

Compre pela Amazon 

Editora: L e PM Pocket
 
N° de Páginas: 284
 
Quotes:
 "Não usei a palavra flutuou por acaso. Já li romances em que jovens são descritos como pessoas animadas, repletas de vida - joie de vivre, a fenomenal vitalidade da juventude... De minha parte, todos os jovens que conheço parecem almas penadas."

"Meu bom pastor, o senhor nem parece deste mundo. Quem, como eu, observa a natureza humana há muito tempo acaba não esperando muito da humanidade. Atrevo-me a dizer que mexericos inúteis são inoportunos e indelicados, mas em geral verdadeiros, não é mesmo?"

 
Opinião: 
  Este era uma dos livros da autora que eu mais tinha curiosidade, primeiro por ser da Miss Marlpe, e assim como o pastor que narra a história, acho ela uma senhorinha simplesmente adorável! E depois porque já ouvi muitos dizerem que este é o melhor livro da personagem e um dos melhores da autora, fiquei muito feliz quando ganhei este exemplar de um amigo há uns meses.
  Aqui somos levados a St Mary Mead, o pequeno vilarejo de Miss Marple e sobre o qual ela vai falar com tanto carinho em todos os livros que não se passam aqui, é um lugar minúsculo, onde todos se conhecem e com um espírito fofoqueiro típico de um lugar desse tamanho cheio de velinhas sem muito o que fazer.
  Quem nos conta a história é o pastor do título, ele é casado com Griselda, embora ele ache que por ser clérigo deveria ser solteiro, talvez um pouco por causa do ser irritante e insuportável que é a sua esposa, eles são vizinhos de Miss Marple o que lhe dá uma visão privilegiada de todo mundo que frequenta a casa do pastor, que é basicamente toda a aldeia.
  Nessa vila tem também um coronel, muito amado por todos, só que não, ele é um chato, e temos uma procissão de personagens falando mal dele e dizendo que seriam capazes de matá-lo, incluindo o pastor que narra a história, então quando ele aparece morto além de ninguém ficar muito triste a lista de suspeitos é bem extensa.
  Esse é o mistério principal, mas existem vários outros secundários no decorrer do livro, alguns até mais interessantes e surpreendentes do que este, que não chega a ser uma grande surpresa, é até bem dedutível.
  Gostei bastante do livro, não figura entre os meus favoritos da autora, mas quase chega no pódio. Acho que a narração do pastor foi um dos pontos altos do livro, ele é uma personagem muito bem construída e como vemos o povoado e as pessoas através dos olhos dele, como clérigo ele se questiona bastante sobre o trabalho que vem fazendo com esse povo que ama, acima de tudo, uma boa fofoca.
  Vale a leitura, como todo mundo que conhece a obra da autora sabe aqui teremos mais conversa do que ação, mas os vários problemas paralelos e pequenos mistérios dão uma boa movimentada na história e fazem com que a leitura flua mais rápido do que o normal, deixando o leitor ansioso para desvendar tudo.




2 comentários:

  1. Nossa faz um tempão que estou ensaiando ler esse livro... Principalmente agora é bom ler mesmo porque fiquei sabendo que eles estão editando os livros da autora para tirar toda "linguagem ofensiva". Esse pessoal comuna não tem serviço não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi essa palhaçada também, e duvido que pare por ai, só espero que não estejamos mais aqui pra ver até que ponto eles chegam

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...