sexta-feira, 6 de outubro de 2023

[Opinião] O Rosto de Deus - Roger Scruton #537

 Compre pela Amazon

Editora: É Realizações

N° de Páginas: 232

Quote:
"Mesmo que respondamos à questão 'por quê?' mencionando a causa de nosso estado de espírito, estaremos dando conta de nós mesmos. E esse prestar contas é algo que fazemos eu a eu, quando refletimos a respeito de nossas ações e emoções querendo julgá-las, vendo-as de fora, como vemos as ações e emoções dos outros. Está contido na pergunta 'por quê?' o notável fato de cada um de nós é, ao mesmo tempo, eu e outro, ligado a outras pessoas numa rede de encontros face a face. A questão tira o véu que existe entre nós, criando um lugar onde, por assim dizer, eu olha para eu."

Opinião:
  Scruton é um autor de competência e inteligência ímpar. Este é o segundo livro dele que leio, já havia feito a leitura de A Alma do Mundo, que conversa bastante com este livro, inclusive. Embora aqui a questão do sagrado não seja o centro, como no outro livro que mencionei, ela também é abordada aqui.
  Este era um dos livros que mais me interessavam dentro da obra do autor, mas como eles costumam ser caros e este, em especial, ficou muito tempo esgotado, nunca havia conseguido um pra ler. Aí minha prima me deu a missão de encontrar um exemplar com valor praticável para a coleção dela, acabei encontrando na Estante Virtual por um preço bacana e que diziam estar inteiro o suficiente. Ela gostou, comprei pra ela e quando chegou resolvi ler antes de entregá-lo à sua legítima dona.
  Como disse, aqui o autor também vai tratar sobre o conceito de sagrado, mas até chegar a isso, que, novamente, não chega a ser o foco do pensamento exposto, ele vai passear pela arte em suas diversas formas, de pintura e escultura até arquitetura. Ainda não li o Beleza, mas acredito que muita coisa daqui também conversa com este livro.
  O autor vai falar sobre identidade e identificação, como muita coisa tenta tirar a questão do rosto da jogada porque sem o rosto não há identidade, ele usa a pornografia como exemplo, um verdadeiro mal que além de escravizar e denegrir ao máximo as pessoas que são submetidas a "performance" também envenena quem consome, ele fala que como o foco lá são os órgãos sexuais, em detrimento ao rosto, o que rebaixa o indivíduo à posição objeto.
  O autor ainda usa diversos exemplos até chegar na questão da identidade de Deus, explicando também o porquê disso ser tão resistido por muitas pessoas.
  Um livro sensacional, e até mais simples do que o outro que mencionei, onde o autor fez com que me sentisse um semi-analfabeto, aqui sua inteligência não me deixou assim, tão constrangido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...