sábado, 14 de novembro de 2020

[Opinião] Novelas Exemplares - Miguel de Cervantes #315

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Cosac Naify

N° de Páginas: 544

Quote:
"Juntamente com isso, não ignorar meu desejo oculto de não morrer neste estado que parece que professo, pois quando não aguentar mais terei de confessar e anunciar aos gritos a fé em Jesus Cristo, de quem me afastaram  minha pouca idade e menor inteligência, apesar de saber que essa confissão vai me custar a vida, que, em troca de não perder a da alma darei por bem empregado perder a do corpo."

Sinopse:
Antes da publicação da segunda parte de Dom Quixote, em 1613, Cervantes lança uma outra aventura: Novelas exemplares. Como gênero literário, a novela já existia, mas, como nota o próprio Cervantes, ele é o primeiro a tentá-la na Espanha. Ele experimenta o gênero em todas as direções possíveis, com relatos bizantinos, cortesãos ou picarescos. E mais: busca estabelecer um padrão realista, fala do cotidiano das pessoas, de uma Espanha que podia ser vista da janela de casa. É interessante notar como ele, filho de uma sociedade machista, sabe das dores femininas e pinta mulheres inteligentes e espirituosas, quando outros as queriam apenas lindas e submissas. É exemplar como Cervantes, homem de temperamento satírico, conseguiu despistar a censura, deixando transparecer entre exaltações aos reis e à Igreja, seu país violento e sensual, trapaceiro e cobiçoso, em que o estupro, por exemplo, é aceito com naturalidade, e um casamento é o único sinal de respeito que se tem pelas mulheres. A edição traz aparatos críticos de estudiosos do autor, notas, poemas em sua versão original e ilustrações.

Opinião:
  Decidi fazer essa leitura entre os volumes 1 e 2 de Dom Quixote pelo simples fato de que foi aí que ela foi publicada, mais especificamente, em 1613.
  Como o próprio nome sugere, esse livro é uma coletânea de novelas, histórias curtas, mas não o suficiente para serem consideradas contos. Decidi fazer um pequeno projeto pessoal de ler uma novela por mês, deu mais ou menos certo, mas confesso que chegou uma hora que eu não suportava mais o livro hehe. 
  Não que ele seja ruim, longe disso, algumas novelas foram muito divertidas e interessantes de se acompanhar, como a do Amante Generoso, de onde tirei o quote destacado, mas por ser um livro antigo ele acabou me saturado um pouco, nas ultimas 3 ou 4 histórias. Talvez, se tivesse dado um intervalo maior entre elas a experiência, pra mim, teria sido mais bem aproveitada.
  Eu não tenho certeza se este livro foi republicado por alguma outra editora após o fechamento da Cosac, e confesso que não sou do time que acha essa edição maravilhosa e linda de morrer, na verdade não gosto muito do trabalho gráfico que foi feito (diferente das traças, que deram uma roída na parte de baixo do livro, mas por ter uma capa dura extremamente grossa não fez muita diferença).
  Apesar do que eu possa ter deixado a entender, eu gostei do livro, ele não é a melhor leitura que fiz na vida e só não me desfiz da minha edição porque estou esperando ficar mais rara e cobrar mais caro na revenda :p
  Sem dúvida eu recomendaria essa leitura, por serem histórias mais curtas pode ser uma boa forma de conhecer a escrita do autor antes de embarcar em sua magnus opus. Inclusive, a primeira história, a da Ciganinha, é cheia de músicas/poemas, bem parecido com Dom Quixote. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...