sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

[Opinião] Podres de Mimados - Thoedore Dalrymple #394

Compre pela Amazon 

Editora: É Realizações

N° de Páginas: 208

Quote:

"Enquanto eu ainda praticava medicina, tive alguns pacientes que eram estudantes de arte. Perguntei se eles costumavam ir a galerias, e eles diziam que não. Eles esperavam que seu talento natural florescesse sem ajuda das inibições induzidas pelo treinamento formal ou pela familiaridade com os esforços de artistas do passado: de fato, sua definição de talento era que ele deveria brotar espontaneamente de seu poço de genialidade. A originalidade total, a completa desconexão com tudo que tinha sido feito antes por qualquer pessoa, era seu objetivo, e não surpreende que a transgressão fosse seu instrumento."


Opinião:
  Este se tornou, com louvor, um dos meus livros favoritos, e assim que terminei fiquei com vontade de comprar vários exemplares e obrigar todo mundo que conheço a lê-lo... infelizmente ele está egotado.
  Aqui o autor vai mostrar como chegamos a essa paródia de sociedade na qual vivemos, onde fatos concretos são ignorados para que a opinião própria seja louvada, mas só se essa opinião não ofender ninguém.
  Trazendo vários exemplos presenciamos por ele, mas que podemos ver facilmente no nosso dia a dia também, ele vai mostrar como a humanidade está cada vez mais enfraquecida psicologicamente, como as ideologias sentimentalistas vem se infiltrando em todo o mundo desde Russeau, eximindo o ser humano de qualquer responsabilidade. Nada é culpa da pessoa, é sempre do meio, dos pais, do outro.
  O problema de não assumir a responsabilidade, e ser incentivado, como tem sido pela mídia e movimentos políticos coletivistas, a se ofender por tudo e não se responsabilizar por nada faz com que trilhemos esse caminho, que já temos andado há muito tempo, de termos uma sociedade infantilizada, preocupada mais com sentir do que saber, que busca se eximir de culpa, que já nem acredita que possui enquanto se vitimiza e tenta ganhar a simpatia dos demais se mostrando frágil, isso tudo enquanto vem com discursinho de uma força interna.
  O autor fala sobre os charlatões que se aproveitam dessa infantilidade e sentimentalismo exacerbado, como autores de auto ajuda ou até falsos relatos. Como um caso que ele cita onde a pessoa escreve um livro narrando todo o seu suposto sofrimento e ao ser descoberto que era tudo inventado ela se defende dizendo que aquela era a forma que ela sentia que as coisas tinham acontecido. Se, por um momento, você achou isso muito absurdo e irreal, olhe ao redor e veja que, apesar de realmente ser absurdo acontece muito, todos os dias.
  É um livro fenomenal, deveria ser leitura obrigatória para todo ser humano, mas como ele mesmo mostra no livro, muita gente vai ler e nem entender do que ele está falando, já que estão cegadas pelo cinismo, vitimismo e perderam a conexão com a realidade.
  Um livro que mostra a realidade de forma crua, explícita e direta. 
 Sensacional!
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...