sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

[Opinião] Liberdade - Jonathan Franzen #395

Compre pela Amazon 

Editora: Companhia das Letras

N° de Páginas: 608

Quote:
"'Tudo gira em torno do mesmo problema, das liberdades individuais', disse Walter. 'As pessoas vieram para o nosso país em busca de dinheiro ou de liberdade. Então, quem não tem dinheiro se a terra às liberdades com mais ferocidade. Mesmo que o fumo te mate, mesmo que você não tenha dinheiro para dar de comer às crianças, mesmo que seus filhos estejam sendo abatidos a tiros por loucos armados de rifles de combate. Você pode ser pobre, mas ninguém tem o direito de tirar sua liberdade de f0d3r com a própria vida da maneira como bem entender.'"

Opinião:
  Vamos agora para a hercúlea tarefa de fazer uma postagem que esteja a altura deste livro.
  Sem dúvida este é um daqueles livros que te causam impacto, que você é segurado e chacoalhando pela leitura, você não vai se encantar pelos personagens, a fluidez do texto não vai te fazer avançar a leitura sem ver o tempo passar, os acontecimentos da história não vão te deixar ansioso para saber o que acontecerá em seguida, mas sem dúvida você vai se pegar envolvido, sem nem saber direito o porquê. Até perceber, com uma boa dose de asco e vergonha, que você está olhando esses personagens, suas motivações e convicções, achando tudo tão revoltante e odiando cada um deles principalmente por estar vendo a pior parte de você mesmo.
  Talvez não em um personagem específico, você provavelmente vai se ver um pouco na Patty, com algum aspecto do Walter, tendo pensamentos parecidos com o Richard, enquanto vê que ja agiu como a doida da Eliza em algum momento.
  Não tenho muito como dar uma sinopse da história, e nem acho necessário, aqui vamos acompanhar a vida cotidiana e cruelmente real de diversos protagonistas, e coadjuvantes que se tornarão protagonistas com o passar das páginas, em seus dilemas e subtramas que perdem o prefixo para se tornarem tão envolventes e incômodas quanto a trama principal, que deixa de ser uma para ser a de todos.
  É um livro que vai te tomar tempo, que vai te incomodar, e muito, que vai te fazer ficar pensando na sua vida, querendo corrigir suas rotas, e entender que a vida é muito mais do que sentir-se bem, buscar felicidade e ter a sensação de ser livre e não dever satisfação a ninguém.
  É um livro ácido, amargo, irônico, incômodo, e completamente incrível.


2 comentários:

  1. Você disse tudo Rudi! É exatamente isso que senti e pensei sobre esse livro e até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já separei outro livro do autor no meu carrinho da Amazon, tô só esperando a coragem agora

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...