quarta-feira, 19 de julho de 2023

[Opinião] Saco de Ossos - Stephen King #518

Editora: Suma de Letras
 
N° de Páginas: 566
 
Quote:
 "Não era a primeira vez que eu me assombrava assim. Vejo coisas, só isso. Escreva histórias e cada sombra no chão parece uma pegada, cada linha na sujeira uma mensagem secreta. O que não facilita, é claro, a tarefa de decidir o que era realmente peculiar em Sara Laughs e o que era peculiar apenas porque minha mente era peculiar."

 
Opinião:
 Este é um livro que há anos estava na minha fila de leitura, em 2013 eu assisti ao filme, ou minissérie, enfim... e me deu uma desanimada por causa do final, que achei meio blé, então resolvi tirar ele da estante esse mês e finalmente desencantar essa leitura.
  Aqui vamos conhecer Michael Noonan, um autor consagrado que figura na lista dos mais vendidos... se a lista for até o número 15, pelo menos. No começo do livro Mike, como é conhecido, perde a sua esposa que tem um derrame cerebral enquanto presencia um acidente de trânsito, e depois dessa perda Mike descobre que ela estava grávida. A partir daí Mike não consegue mais escrever, mas como tinha vários "romances de gaveta" ele continua com suas publicações anuais, enquanto vive uma vida meio paradona e tem pesadelos frequentes. 
  Quatro anos depois de perder a esposa ele resolve voltar para a casa no lago que eles possuíam, e ele ainda possui, no caso... e é lá que vai se passar a maior parte da história.
  Uma coisa que admiro no King é a sua capacidade de se reinventar, na falta de palavra melhor, esse livro, durante boa parte, tem um clima bem diferente dos demais que li do autor, e eu já li muita coisa dele. Parte disso, sem dúvida, é por causa do protagonista, ele é um homem por volta de 40 anos que está de luto pela esposa, meio sem rumo na vida, sem saber o que fará depois que seus romances de gaveta terminarem, é alguém sem um objetivo na vida.
  Depois que Mike acaba indo para a casa do lago pra onde não ia desde muito antes de sua esposa falecer ele conhece Mattie e Kyra, que são mãe e filha meio que lutando sozinhas contra tudo e todos, Mattie é uma jovem viúva do filho de um ricaço desprezível da região que está querendo a guarda de Kyra... e é a partir daí que o principal problema da história será desenvolvido.
  Com certeza este não figura entre os meus favoritos do autor, mas está longe de ser um livro que não indico, ele é envolvente, tem bons personagens e a trama em si é interessante e nos mantém interessados por todas as quinhentas e tantas páginas.
  É um livro que vai tratar sobre custódia de crianças e toda a burocracia, corrupção e problemas morais envolvendo isso, além de tratar também sobre racismo, violência e vingança... tudo isso inserido em um suspense tranquilo, na maior parte, com toques bem dosados, mas que vão aumentando no decorrer do livro, com o sobrenatural, casas mal assombradas e ajudas do além... digamos assim.
  O ponto alto do King são os personagens, e aqui eles nos conquistam e nos fazem vibrar e torcer por toda a narrativa. É um livro com poucos problemas, uma certa fumaceira em determinado momento (que é o que liga esse livro a série da Torre Negra, pelo que vi) mas bastante conciso e que vai envolver o leitor até o final... talvez demore pra fisgar, mas ele consegue.
  Sobre a ligação com a Torre Negra, confesso que não percebi nenhuma ligação durante a leitura, apenas o fato de o protagonista encontrar Ralph Roberts, protagonista de Insônia, que tem muito a ver com a série, mas não me pareceu o suficiente pra justificar uma ligação com a série... aí depois da leitura fui pesquisar qual era a dita ligação, e tem um momento no qual o protagonista está em mais de um lugar ao mesmo tempo (a parte fumaceira que falei) e na série da Torre esse conceito é conhecido como Todash, além disso é dito que Sara Laughs, a casa do protagonista no lago, é um lugar onde as divisas dos mundos é mais fina, por isso ele entrou em Todash, por isso a casa é mal assombrada e determinada criatura (que pode ser o Tak, de Desespero, ou o Guardião do Portal, que aparece em Terras Devastadas) tem certa influência no lugar... mas não tenho certeza se isso me convenceu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...