terça-feira, 8 de dezembro de 2020

[Opinião] Cartas a Malcolm - C. S. Lewis #321

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog
Editora: Thomas Nelson Brasil

N° de Páginas: 176

Quote:
"As discussões geralmente nos separam; ações às vezes nos unem."

Sinopse:
  C.S. Lewis novamente comunica sabedoria profunda, desta vez por meio de vinte e duas cartas entre correspondentes fictícios nas quais compartilha sua compreensão do papel da oração em nossa vida e as maneiras pelas quais podemos imaginar melhor nosso relacionamento com Deus. Em Cartas a Malcolm, Lewis investiga o papel da oração em comunidade e na liturgia do culto, abordando também os aspectos práticos e metafísicos da oração em particular, da oração como adoração, da oração como penitência, e discute esses e diversos outros assuntos com sua ternura característica e sagacidade. Os leitores serão desafiados a revisitar o poder da oração em todas as esferas da vida, pois “não temos atividades não religiosas”, escreve ele, “somente religiosas e irreligiosas”.

Opinião:
  Aqui temos mais uma ficção de Lewis, mas uma ficção mais parecida com Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz do que com, bom, com qualquer outra. Isso porque essa também é uma história contada por cartas, cartas essa que só temos acesso a um lado.
  As cartas são escritas pelo próprio C. S. Lewis  para o fictício Malcolm, onde eles discutem sobre oração. Como disse, só temos acesso às cartas de Lewis, mas assim como o Maldanado comenta sobre coisas que foram mencionadas nas cartas enviadas por Vermelindo aqui Lewis tambem comenta um pouco sobre coisas que Malcolm teria dito em suas respostas a essas cartas.
  Aqui bem os alguns pensamentos de Lewis a respeito da oração, que seguem na mesma linha, mas de forma muito mais desenvolvida e apresentada no texto intitulado "A eficácia da oração", presente no livro A Última Noite do Mundo (para a qual eu escrevi uma opinião bem mais elaborada e da qual me orgulho mito mais do que desta, então dê um pulinho lá hehe)
  Adoro a forma de Lewis escrever, entendo que muita gente o considera um autor de difícil compreensão, mas nao acho que seja o caso desse livro, aqui ele é bastante claro e objetivo, o fato de ser escrito em formato de cartas facilita essa questão também, dos que já li do autor considero A Abolição do Homem como o mais difícil de acompanhar.
  Claro que como o leitor ávido, filósofo e professor que era Lewis adora rechear suas obras (e, aparentemente, suas cartas) de citações e referências não só a grandes obras literárias como a famosos poemas consagrados, referências essas que é quase impossível de entender todas, mas ele quase sempre da uma contextualizada, então a ideai que quer passar não se perde e o leitor consegue sim, captar a mensagem.
  Como eu disse, o assunto das cartas é um só, a oração. Mas se você acha que esse é um tema limitante esta muito enganado, ele fala sobre oração peticionária, intercessora, alem da oracao nao dita, mas vivida, e por falar de diferentes formas de orar ele consegue comentar sobre a vida do fictício Malcolm e de sua família. 
  É o melhor livro que li do autor? Não, inclusive bato de frente com alguns dos pensamentos apresentados. Mas sem sombra de dúvida é um livro que vale a pena ser lido e extremamente edificante. Me lembrou muito aquele famoso livro do Bounds chamado O Poder da Oração. 






2 comentários:

  1. Olha só, acreditava piamente que esse livro era de não ficção, achava que Malcolm era um amigo dele ou algo do tipo. E não sabia mesmo que o tema era sobre oração fiquei super curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que era sobre oração, mas também achava que Malcolm era alguém real hehe

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...