N° de Páginas: 239
Quote:
"Esta é a história mais triste que já ouvi. Já conhecíamos os Ashburnham há nove temporadas da cidade de Nauiheim com uma extrema intimidade - ou melhor, com um relacionamento tão solto e fácil e ao mesmo tempo tão próximo quanto o de uma luva com a mão."
Opinião:
Peguei este livro sem pretensão nenhuma, única e exclusivamente por ter sido publicado pela Alfaguara, quando comecei a ler descobri que ele está naquela lista dos 1001 livros para ler antes de morrer, fiquei um pouco apreensivo porque, dos livros que li nessa lista não teve nenhum mediano, ou gostei muito ou penei para terminar, isso os que não cheguei a abandonar, mas como era uma história de amizade entre dois casais pensei, vamos nessa, o que de pior pode acontecer?
Fato é que não passou nem perto de ser um dos livros que amo, que marcaram minha vida e vou lembrar dele pra sempre, mas passou longe de ser o pior livro que li na vida, então agora sim posso dizer que li um livro dos 1001 que ficou ali na média, nem tão bom pra ser propagandeado, nem tão ruim pra ser escorraçado.
Aqui conhecemos John e Florence, um casal americano que conhece Edward e Leonora, um casal inglês que, assim como eles, são ricos o suficiente pra gastar a vida viajando. Edward é o bom soldado do título e juntamente com sua esposa formam o casal perfeito e feliz... ou é isso que parece de início. Os dois casais firmam uma amizade bastante íntima, até que a verdadeira face de cada um começa a se revelar.
Logo percebemos que a vida feliz e apaixonada que levam é muito mais fachada do que realidade, enquanto sentimentos despertam e tomam lugar daqueles que são encenados vemos algumas muralhas caindo e relacionamentos tomando rumos diferentes.
É um livro interessante, sobre amizade sim, mas também sobre admiração, paixão e muita, mas muita hipocrisia e críticas as vidas de aparências que as pessoas costumam levar.
Como eu disse está longe de ser uma obra prima, uma joia rara e preciosa da literatura, mas é interessante, no mínimo. Enfadonho e meio constrangedor em alguns momentos, mas se você vestir a sua capinha de velha fofoqueira do bairro e fingir interesse em quem está "pegando" quem até que dá pra passar pela leitura de forma agradável. A narrativa contribui muito pra isso, já que é mais direta, pra não dizer crua, e com pitadas de melancolia que transparecem melhor o vazio da vida dessas personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário