N° de Páginas: 229
Quote:
"O hábito de Sowell de desafiar as ortodoxias liberais que são caras à maioria dos seus colegas intelectuais e à grande imprensa levou a muitas críticas ao longo das décadas. Este livro investiga a história e a natureza dessa crítica, por que tem sido tão virulenta, e por que grande parte dela vem de liberais negros, em particular, que muitas vezes reagem como se qualquer desacordo com a visão consensual da esquerda não fosse apenas equivoco, mas também malévolo. Os adversários de Sowell costumam recorrer a distorções grosseiras acerca dos seus argumentos ou à vergonhosa difamação."
Opinião:
Já ouvi muito falar sobre Sowell, em especial sobre os livros Conflito de Visões e Os Intelectuais e a Sociedade, livros que estão no meu radar e na imensa lista de leitura, mas quando encontrei este livro na Amazon pensei em ler um pouco sobre o autor antes de ler algo escrito por ele.
Aqui o autor vai nos dar um panorama geral sobre a vida do economista, deixando claro que essa não é uma biografia que vai tratar sobre as minucias de suas experiências pessoais, mas vai focar mais na história de sua obra, mas é inevitável que isso se mescle a vida pessoal de Sowell, ainda mais por ser ele um autor de não ficção.
Assim sendo vamos ler aqui um pouco sobre a infância pobre de Sowell, em um bairro da periferia e da sua determinação para estudar e se tornar alguém, vamos ver também o momento em que foi iludido pelas promessas utópicas do socialismo até que suas experiências de vida abriram seus olhos para que visse que o que o movimento político pregava era inalcançável, não só pelos óbvios motivos que são bem evidentes, mas também pelo fato de que o que se pregava e o que se fazia eram coisas bem diferentes.
Vamos acompanhar o ingresso de Sowell na vida acadêmica e seus embates com seus pares, que achavam que por ele ser negro tinha que seguir uma determinada agenda mais vitimista, enquanto ele reconhecia que o preconceito existia, e existe, inclusive é um dos focos de sua obra, ele também deixava claro que a melhor forma de resolver o problema de divisão de um muro não é cavando um vale ao lado dele.
O autor também vai ligar a ideia central de seus livros com momentos que o autor vivenciou, falando bastante sobre suas palestras e problemas que teve por não se deixar levar pela onda de opiniões esquerdistas.
É uma biografia sucinta, que não vai esmiuçar toda a vida do biografado, mas que nem se propõe a isso, é mais uma apresentação a ele e as suas ideias, o que pra mim foi ótimo, já que agora posso adentrar a obra dele com mais conhecimento sobre sua vida.
Talvez não seja a biografia mais imparcial do mundo, mas não considero que o autor tenha passado muito pano, afinal, como já disse, ele não se propõe a contar cada passo que Sowell deu nessa terra. É um livro ótimo, que cumpre com louvor o que promete, nos introduz ao pensamento do biografado e nos conta poucos mas importantes detalhes de sua vida. Me deixou ansioso para ler tudo que ele já publicou e me concretizar como um fã do cara.
Jason L. Riley é um comentarista e autor conservador americano. Ele é membro do conselho editorial do The Wall Street Journal. Riley é membro sênior do Manhattan Institute e apareceu no Journal Editorial Report, em outros programas da Fox News e no C-SPAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário